Não é uma estreia para a empresa de Elon Musk, que já tinha feito um primeiro voo de teste com dois astronautas, executado com sucesso, mas desta vez a viagem espacial requisitada pela NASA até à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) é “a sério” e marcará o início de uma nova era de voos tripulados regulares a partir de território norte-americano, espera-se.

A bordo seguem três astronautas norte-americanos, Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e um japonês, Soichi Noguchi, numa missão operacional que tem uma duração prevista de seis meses.

A descolagem acontece este sábado, dia 14 de novembro, a partir do centro espacial Kennedy, na Florida, EUA, e os preparativos decorrem a bom ritmo, como pode ver na galeria de imagens.

O lançamento do Falcon 9 que dará boleia à Crew Dragon está previsto para as 19:49 locais (00:49 de domingo, hora de Lisboa). A chegada da cápsula transportadora à ISS deverá acontecer pouco mais de oito horas depois, altura em que serão 09h20 de domingo em Portugal.

Aquela que será a primeira missão tripulada da SpaceX para a NASA esteve inicialmente marcada para 31 de outubro último, mas acabou por ser adiada pela necessidade de avaliar o comportamento anormal que um foguetão Falcon 9 apresentou durante um voo privado.

De acordo com Benji Reed, responsável pelos voos tripulados da empresa SpaceX, a transportadora prevê lançar sete missões de transporte de pessoas e carga nos próximos 15 meses.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.