A tecnologia de impressão 3D está a abrir novas oportunidades na área da construção e são várias as empresas que estão a apostar nesta área. A norte-americana Icon é uma delas, conhecida por projetos como a House Zero, e, recentemente, revelou um novo sistema de construção que promete ser mais rápido e eficaz.
De acordo com a empresa, este sistema robótico, que toma o nome Phoenix, é capaz de imprimir casa em 3D com vários andares, dos alicerces que a sustentam às estruturas que compõem o telhado.
Ao contrário do sistema Vulcan, usado anteriormente pela Icon, com uma estrutura quadrangular mais rígida, o Phoenix é composto por um braço robótico que traz mais flexibilidade na execução de construções com formas mais arredondadas.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Ainda este mês, a Icon deu a conhecer o seu primeiro protótipo de uma estrutura realizada através do novo sistema. O projeto, com mais de 8 metros de altura, está agora em exposição na cidade de Austin, no Texas.
Veja o vídeo
A empresa afirma que o sistema aumenta a velocidade da construção e a dimensão dos projetos, ajudando a poupar tempo e a reduzir o número de operadores necessários.
Segundo a Icon, o Phoenix permite também uma redução nos custos, com uma poupança de até 25.000 dólares em comparação com métodos de construção convencionais.
Note-se que a Icon não é a primeira a desenvolver um sistema de impressão 3D de casas com mais do que um andar. No ano passado, o estúdio de design Hannah, a Peri 3D Construction e a Cive, da área da construção civil, juntaram-se para construir uma casa de dois andares com recurso a uma impressora 3D de 12 toneladas.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários