A tecnologia não só está a introduzir a automação no sector automóvel, como pode estar a transformar a forma como os carros são feitos, e o preço por que são vendidos. O X Electrical Vehicle (XEV) é um modelo elétrico italiano produzido com recurso a um sistema de impressoras 3D que tem a capacidade para concluir um carro a cada três dias. O conceito chamou à atenção de vários investidores que estão a ajudar a empresa a concretizar o sonho da massificação. De acordo com o mais recente calendário, as primeiras unidades vão estar prontas a conduzir já em 2019.

De acordo com Guo Xiaozheng, o automóvel vai ter uma velocidade limite de 70 km/h e uma autonomia de 150 quilómetros. O preço base vai rondar os 7.800 euros, mas o mercado que está na mira da empresa é o chinês. "Estamos em conversações com várias empresas para fixarmos linhas de produção no país e podemos avançar que a negociação está numa fase final", afirmou o designer em declarações ao portal Business Insider. Para já, a fabricante recebeu 7 mil encomendas.

A empresa alega que este será o primeiro carro massificado a ser produzido através de um sistema de impressão tridimensional. A técnica permite que os materiais sejam trabalhados e unidos por máquinas que se encontram sob o controlo de um computador. A tecnologia não só permite acelerar o processo de assemblagem, mas também abre portas à personalização. No XEV, à exceção das janelas, dos pneus e do chassiz, tudo é feito pelas impressoras.

Guo sublinha que à medida que a procura aumentar, os preços de produção baixarão, em consequência. Na prática, o responsável acredita que, em 2024, os carros vão poder ser vendidos por metade do valor agora anunciado.

O veículo de apenas dois lugares tem um peso total de 450 quilos e o nylon é o material mais utilizado na sua construção.

Uma única linha de produção será capaz de construir 500 carros por ano, mas a empresa afirma que é possível manter várias linhas numa única base industrial. "São fáceis de montar e não são caras", explica Guo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.