Reuniões online quase todos os dias, centenas de emails enviados e partilhas de memes sobre a COVID-19: esta foi parte da realidade daqueles que tiveram a oportunidade de estar em teletrabalho num ano particularmente stressante. Mas a Estónia quer tornar 2021 totalmente diferente e lança um concurso destinado a especialistas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que trabalham remotamente, com ofertas de alojamento nos próximos seis meses, enquanto aproveitam para descobrir a beleza do país nórdico e recuperar de 2020. O prazo das candidaturas termina já esta quinta-feira, 31 de dezembro, com os vencedores a serem anunciados a 5 de janeiro.

Com o nome Skip 2020, o objetivo da iniciativa da fundação Work in Estonia é claro: "pular" este ano, como se tivesse sido um pesadelo, e recuperar a saúde mental da Estónia. E como é que pode conseguir fazê-lo? Tem de submeter a sua história no site oficial da iniciativa, dando conta daquilo que o motiva a “desligar” de 2020, sendo necessário divulgar outras informações como número de telemóvel, email e país de morada. Para além disso, tem ainda de escolher as três regiões preferidas onde gostaria de ficar alojado.

Nasva e Soela são duas das cinco regiões onde pode ficar alojado, com a duração do alojamento a ser diferente em cada região. O primeiro período disponível estende-se de 1 de março até 31 de maio. De salientar que apenas o alojamento é oferecido, sendo que viagens e refeições não estão incluídas.

Veja a galeria com algumas fotografias da Estónia 

No final cabe a um júri eleger os vencedores. De qualquer forma, qualquer pessoa pode votar nas suas histórias favoritas disponível no website da campanha.

O que tem a Estónia para oferecer?

Localizada no Norte da Europa, a Estónia é um dos três países bálticos, juntamente com a Letónia e a Lituânia, e está separada da Escandinávia apenas pelo golfo da Finlândia.

Os estonianos são conhecidos pela relação próxima que têm com a natureza e o termo “friluftsliv” é prova disso mesmo. O conceito reflete a paixão pelo ar livre e incentiva, por exemplo, caminhadas ao ar livre, o que pode ajudar a promover a saúde mental de qualquer pessoa. Talvez também por isso, os habitantes da Estónia sejam  conhecidos pela sua felicidade.

Trabalhadores têm de ter direito a "desligar". Resolução foi aprovada pelo Comité do Emprego europeu
Trabalhadores têm de ter direito a "desligar". Resolução foi aprovada pelo Comité do Emprego europeu
Ver artigo

E em relação às temperaturas? Prepare-se para um clima temperado. Os verões são amenos e húmidos, e os invernos são frios, com neve garantida. Nos meses de verão, a temperatura média ronda os 20ºC, enquanto que no inverno a temperatura é cerca de -5ºC. De notar que, enquanto que no verão, os dias são longos, em especial durante o solstício, vários dias nos meses de inverno têm menos de seis horas de luz solar. A primavera é em geral uma estação seca e amena, embora ainda possa nevar nos meses de abril e maio, já o o outono é uma estação húmida e ventosa.

De facto, natureza não falta no país que têm muito menos habitantes do que Portugal: pouco mais de um milhão. 51% do território da Estónia são florestas e 23% do país é constituído por reservatórios de vida selvagem.

De acordo com a campanha, à sua disposição tem também serviços do governo ágeis e cobertura de internet de confiança para trabalho remoto, mesmo nos cantos mais rurais. De destacar, por exemplo, que a Estónia foi o primeiro país europeu com votações online, sendo também a “casa” de muitas startups, com os unicórnios a dominarem.

Para aqueles que procuram conciliar melhor a vida profissional e pessoal, os estonianos são também conhecidos por fazerem disso um dos seus motes. No país, existe a ideia clara de que a vida fora do trabalho é para ser aproveitada, não havendo “competições” sobre quem trabalha mais horas.  O objetivo passa, sim, por um trabalho de qualidade. O inglês é, neste país, a língua “oficial” de trabalho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.