Apesar de todos os jornais desportivos fazerem manchete com José Mourinho nas capas, por ter assinado pelo clube inglês Tottenham, os jogadores podem escolher qualquer clube para treinar no mais recente Football Manager 2020, que acaba de chegar às lojas. À imagem dos anos anteriores, este simulador é a experiência mais próxima da realidade no que diz respeito à gestão de um clube, uma equipa de futebol, e tudo o resto que está envolvido.

O jogo foi lançado para o PC, como habitualmente, mas este ano, além de versões específicas para as plataformas mobile, incluindo a Nintendo Switch, a novidade é a sua estreia na nova plataforma de cloud gaming Google Stadia, prometendo bem mais processamento que o habitual, e por isso, a possibilidade de assistir a mais campeonatos em simultâneo.

Ao todo, o jogo já inclui as equipas de 52 países, a nível mundial, ainda que a Europa continue a ser o principal foco, com competições de 34 nações, num total geral de 116 ligas, das mais obscuras que pode encontrar. Ao todo, o jogo tem cerca de 26 ligas licenciadas, desde o nome dos clubes, competições, jogadores e estádios. No caso de Portugal, contem com a Primeira Liga, LigaPro e Campeonato de Portugal.

De forma a diferenciar-se dos anos anteriores, o jogo introduz algumas novidades, como o Club Vision. Esta funcionalidade acaba por ser o guia condutor da jornada futebolística dos jogadores, em que cada clube terá a sua própria cultura, objetivos e um plano específico para os próximos cinco anos, que o treinador virtual tem de ajudar a construir. Sendo que essa visão é dinâmica e pode alterar-se durante o progresso da carreira. Na prática, a cultura do clube estabelece objetivos, tanto para a política de transferências, ou o estilo de jogo que os diretores do clube esperam obter. E mesmo o plano de cinco anos é repartido por cada época, incluindo objetivos financeiros e de infraestrutura do emblema, como claro, marcos de competições que participa.

O jogo introduz ainda melhorias no sistema de transferências, assim como na representação gráfica das partidas que decorrem em tempo real. Os jogadores terão um comportamento mais realístico, e com as respetivas animações, fazendo decisões mais inteligentes.

Há muito para descobrir este ano, com a Sports Interactive a prometer novidades em todas as áreas do jogo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.