A Força Espacial dos Estados Unidos (US Space Force) vai ganhar um novo conjunto de "recrutas" robóticos que a vão ajudar a patrulhar e a manter a segurança da base Delta 45 no Cabo Canaveral, na Flórida.

De acordo com a Força Espacial, os cães-robot, desenvolvidos pela Ghost Robotics e apresentados numa demonstração no final de julho, vão permitir dar conta de tarefas mais repetitivas, assim como analisar extensão de danos em caso de incidentes na base ou proximidades. 

Clique nas imagens para mais detalhes 

Como explica a Ghost Robotics, os robots Vision 60 estão equipados com uma variedade de sensores, para que consigam ver e ouvir o que se passa em seu redor e para que mantenham o equilíbrio mesmo em condições menos propícias, e podem operar de forma autónoma, além de ser possível controlá-los remotamente. 

Além da Força Espacial, os cães-robot da Ghost Robotics estão a ser utilizados desde 2020 pela Força Aérea dos Estados Unidos para ajudar a patrulhar zonas que podem ser demasiado perigosas para humanos ou até para veículos convencionais. 

Polícia de Nova Iorque está a testar cão robótico para missões de alto risco
Polícia de Nova Iorque está a testar cão robótico para missões de alto risco
Ver artigo

Recorde-se que também o famoso Spot da Boston Dynamics já foi utilizado por autoridades e forças armadas. Em março do ano passado, a polícia de Nova Iorque começou a testar um dos robots, ao qual deu o nome Digidog, para missões de alto risco. No entanto, o caso levantou polémica, com receios relativamente à violação da privacidade dos cidadãos

Já na Europa, o Spot foi um dos escolhidos para integrar um treino militar levado a cabo pelo exército francês. O treino simulou três cenários de combate diferentes com cinco robots distintos, no entanto, para o Spot, a experiência terminou mais cedo do que o esperado, com a bateria a acabar a meio do exercício. 

Clique nas imagens para mais detalhes 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.