Não se pode simplesmente virar costas a uma boa ideia e desperdiçá-la, certo? Foi este o pensamento que ocorreu à empresa JumpStartFund, uma companhia de “piratas” fora de horas, mas que nos horários mais comuns trabalham em algumas das maiores empresas do mundo: Boeing, NASA, Yahoo!, Space X e Airbus.



E para isso decidiram criar uma subsidiária, a Hyperloop Transportation Technologies, onde vão trabalhar todos os elementos que acreditam que o novo meio de transporte idealizado por Elon Musk é de facto a próxima grande invenção ao nível da mobilidade.



O Hyperloop consiste numa versão futurista do metro. Os utilizadores entram dentro de capsulas que são sugadas, literalmente, por túneis em vácuo – não existindo ar não existe a mesma fricção dos transportes tradicionais. É também obrigatório referir que o Hyperloop permite deslocações na casa dos 1.285 Km/H.



Os elementos da nova empresa não querem deixar morrer a ideia e estão a trabalhar ativamente nela. A benção já terá sido dada pelo próprio Elon Musk e dentro de dez anos, é assim que os norte-americanos podem estar a deslocar-se entre as grandes cidades, detalha a Wired.

Devido aos conhecimentos dos membros da Hyperloop Transportation Technologies e das boas relações dos mesmos com financiadores, a falta de capital não será à partida um problema.



Destaque ainda para o facto de num dos planos de desenvolvimento a Europa estar representada, mas Portugal estar “riscado” dos possíveis locais onde o Hyperloop europeu pode passar – a localização mais ocidental será a capital espanhola Madrid.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico