Embora não tenha sido a primeira aposta da Nintendo no que toca a consolas portáteis, o Game Boy tornou-se numa das peças icónicas que ajudou a fabricante japonesa a afirmar-se num segmento de mercado onde a concorrência era “feroz”. No dia em que a pequena consola “sopra” 31 velas, o SAPO TEK reuniu alguns dos momentos que marcaram a sua história.

Tudo começou em 1989, 10 anos após o lançamento da Game & Watch, a primeira consola portátil da Nintendo criada por Gunpei Yokoi. O mentor de Shigeru Miyamoto, conhecido por ser o “pai” do famoso Super Mario, também esteve por trás da criação da pequena consola de ecrã monocromático verde.

Clique na galeria para recordar os modelos do Game Boy ao longo do tempo

Ao contrário dos equipamentos portáteis da época que costumavam contar apenas com um jogo no seu interior, o Game Boy destacava-se pelo facto de poder executar vários títulos através da introdução de cartuchos. Além disso, o baixo consumo energético foi outro dos aspetos que a tornavam apelativa para muitos dos gamers da altura.

Mesmo com a presença das “rivais” Game Gear da Sega e a Lynx com uma maior durabilidade da sua construção e até ecrãs a cores, o Game Boy conseguiu superá-las a nível de vendas. Ao todo, a consola original e a sua sucessora Game Boy Color venderam mais de 118 milhões de unidades no mundo inteiro, mantendo-se nas lojas até o início do novo milénio, tendo sido depois substituída pelo Game Boy Advance em 2001.

Ainda se lembra do Super Mario Land para a Game Boy? Recorde alguns dos títulos mais famosos da consola

A acompanhar o lançamento do Game Boy surgiram inúmeros títulos clássicos, como Super Mario Land, Tennis, Baseball, Alleyway e, claro, Tetris, visto por muitos como um dos jogos que tornou a consola popular. Entre os muitos jogos que perduraram no tempo destacam-se os da saga Pokémon, que também serviram para alavancar a popularidade das gerações seguintes da consola.

Com a chegada da PlayStation Portable da Sony, a Nintendo teve de repensar a sua estratégia de mercado. Em 2005 chegava a última versão do Game Boy Advance, mas acabou por se perder na “sombra” da primeira geração da Nintendo DS.

Vendas da Nintendo Switch já ultrapassam as da Xbox One
Vendas da Nintendo Switch já ultrapassam as da Xbox One
Ver artigo

Desde então, seguiram-se inúmeras versões da DS e, hoje, a grande aposta da fabricante é na Nintendo Switch, que, no início de 2020, ultrapassou os 52 milhões de unidades vendidas. A consola precisou de apenas 34 meses para ultrapassar o número de vendas da Xbox One que está no mercado desde 2013.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.