A Google está a emprestar os Trekker Street View, mochilas equipadas com sensores fotográficos que fazem capturas em 360º, a um vasto grupo de entidades interessadas. A iniciativa destina-se a todo o mundo mas dada a limitação de equipamentos, nem todas as candidaturas vão ser aceites.

Segundo o formulário de admissão, organizações ligadas à área do turismo, organizações sem fins lucrativos, agências governamentais, universidades e grupos de investigação são os grupos elegíveis para requererem um Trekker.

A tecnológica de Mountain View também quer saber qual o interesse do grupo no Google Street View Trekker e qual o percurso que vai ser acrescentado ao sistema de visualização panorâmico. A empresa norte-americana quer saber ainda a facilidade que as entidades têm em obter a autorização para poderem recolher imagens e se vão precisar de financiamento.

A iniciativa é experimental e por isso é que o grupo de potenciais candidatos é limitado. Até agora a Google apenas deixava um grupo selecionado de empregrados e de empresas contratas fazerem uso dos Trekkers.

A ideia passa por acrescentar cada vez mais localizações, muitas vezes apenas conhecidos pelos próprios "locais", ao serviço Street View do Google Maps. De uma outra perspetiva, é expectável que a gigante dos motores de busca consiga poupar algum dinheiro nesta operação, já que o trabalho é maioritariamente oferecido em nome do desenvolvimento do projeto.

O TeK tem acompanhado a evolução do Street View e um dos exemplos onde os Trekkers tiveram um papel crucial foi no Grand Canyon.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico