Plutão tem sido o grande destaque da missão New Horizons. Ainda na semana passada mostrou as suas “escamas de dragão”. Mas esta semana o holofote da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês) vira-se para a lua do planeta anão, Caronte.

E tal como tem acontecido até aqui, estas são as melhores e mais definidas imagens de sempre do satélite natural.

O primeiro destaque vai para o facto de Caronte ter uma tonalidade avermelhada semelhante à de Plutão, sobretudo no polo norte.

A NASA diz que alguns dos seus cientistas esperavam ver uma lua monótona, mas que os resultados estão a surpreender: montanhas, desfiladeiros e grandes variações de cores na superfície. Um dos “canyons” de Caronte chega a ter mais de 1.600 quilómetros de distância.

Os cientistas também já sabem que a planície sul de Caronte é muito menos acidentada do que as planícies a norte, o que para os cientistas é um sinónimo de que as formações sulistas são mais recentes.

O fenómeno de criovulcanismo - vulcões de gelo, na prática -, também pode ajudar a explicar parte da geologia acidentada que existe na Lua.