A história chega da cidade de Trollhättan, na Suécia, quando um homem de 71 anos teve um ataque cardíaco, no mês de dezembro. O serviço EMADE (Everdrone’s Emergency Medical Aerial Delivery) da Everdrone foi crucial para salvar a vida do idoso, sendo utilizado um drone para transportar um desfibrilador para o local.

Segundo conta a empresa, o idoso encontrava-se a limpar a neve com uma pá, frente à sua casa, quando sofreu o ataque cardíaco, no dia 9 de dezembro. Foi imediatamente feita a chamada de emergência, mas na região estava um médico, de nome Mustafa Ali e foi despoletado o serviço de emergência para a entrega do desfibrilador portátil. A reanimação do homem foi feita antes da chegada da ambulância ao local, salvando a sua vida. O paciente foi transportado para o hospital e já fez a recuperação.

Veja na galeria imagens do drone Everdrone:

A Everdrone salienta que o tempo da entrega do desfibrilador, desde o acionamento do alarme de emergência até à entrega na porta do paciente foi de cerca de três minutos. Nas declarações do médico, no incidente ia a passar no local de carro quando viu o homem a colapsar no chão, percebendo de imediato o problema. Quando acudiu ao homem, este não tinha pulso, iniciando de imediato as ações CPR, enquanto pedia para alguém ligar ao 112. “Minutos depois, quando olhei para o lado, vi qualquer a voar por cima da minha cabeça. Era um drone com um desfibrilador”, testemunha o Dr. Mustafa Ali.

Segundo a empresa do serviço, o drone transporta um desfibrilador, salientando que a tecnologia necessita ser expandida e implementada em todos os locais, porque os ataques cardíacos podem acontecer a qualquer pessoa, afirma no comunicado. Afirma que este é um exemplo, no mundo real, de como a tecnologia dos drones pode salvar vidas, sendo a primeira vez que uma pessoa é salva desta forma. A empresa diz que 70% dos ataques cardíacos acontecem em casa, sem a presença de um equipamento desfibrilador. E muitas vezes, a ambulância chega tarde mais, com a chance de sobrevivência a diminuir entre 7 a 10% por cada minuto após o ataque cardíaco.

O serviço EMADE chega atualmente a cerca de 200 mil habitantes na Suécia, mas a empresa espera expandir-se por mais localidades na Europa durante 2022.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.