A Beeverycreative lançou a sua primeira impressora 3D em 2013, a Beethefirst, mas este ano a jovem empresa aveirense decidiu criar um ecossistema maior de impressoras. Os modelos disponíveis são bastante semelhantes à impressora original, adaptando-se no entanto à tipologia de utilização: ensino ou comunidade de makers por exemplo.

E tal como já tinha sido adiantado, a Beeverycreative estava também a preparar uma impressora com base no projeto open source Prusa - uma impressora monte você mesmo, despedida de proteção, o que ajuda a reduzir o custo.

Em conjunto com a empresa portuguesa Hello3DPrintingWorld a Beeverycreative apresentou a Hello Bee Prusa, a sua versão personalizada da impressora open source.

O modelo tem um custo fixo de 529 euros para o mercado europeu sem impostos - querendo isto dizer que em Portugal a impressora vai custar cerca de 650 euros.

A pré-venda da impressora começa no dia 1 de junho e estima-se que as entregas sejam feitas entre quatro a seis semanas após o pedido.

Os destaques da Hello Bee Prusa vão para a construção em metal do equipamento e para a presença de dois extrusores que além de permitirem uma dupla impressão de filamento, suportam vários materiais de impressão além do comum PLA.

Além de compostos metálicos e um outro que imita a madeira, os utilizadores também poderão imprimir objetos em plástico fluorescente.

O preço é o ponto forte do equipamento - recorda-se por exemplo que a Beethefirst custa perto de 1.700 euros -, mas existem outros projetos baseados na Prusa, como a Hephestos da espanhola BQ, que é vendida por 499 euros.

Os interessados podem ainda ficar a conhecer alguns sites onde é possível descarregar ficheiros para fazer impressões 3D em casa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico