Já está disponível para download a nova versão do iOS, o sistema operativo móvel da Apple, que entra assim na sua sexta versão. Apresentada em junho, esta nova versão voltou a ser destacada na apresentação do iPhone 5, que a Apple levou a cabo já este mês.



Quase três meses após a revelação dos primeiros pormenores, já é possível descarregá-la gratuitamente e atualizar o iPhone, iPad ou iPod Touch. Se ainda não o fez reveja o que traz de novo o iOS 6 e o que perde quem decidir descarregá-lo e abandonar a versão 5 do sistema operativo móvel.



Marcam o upgrade vários extras, mas também algumas faltas, face às versões anteriores. Nos extras é notória a forte aposta nos mapas e na navegação. Nas faltas salta à vista o fim da ligação direta ao YouTube e o Google Maps, que deixam de ter direito a ícone próprio nos menus.

O Google Maps é substituído pelo Maps da Apple, por razões óbvias - esta é uma das áreas fortes de aposta da nova versão do sistema operativo e a Apple não quer deixar para terceiros parte dos louros que daí podem advir.



Embora a aplicação de mapas da Google não funcione ainda em pleno no mercado português, esta será uma das omissões mais relevantes do iOS 6, até porque a alternativa não está a gerar consenso. Já surgiram as primeiras reações à mudança, reveladoras de que a alteração não foi bem acolhida por todos os utilizadores.



As queixas indicam que o Maps é lento a carregar as imagens 3D que mostram os locais por onde o utilizador quer navegar, ou neste caso flutuar, que é a abordagem escolhida pela Apple para fazer o utilizador circular por determinado local. Também indicam que o sistema é menos apelativo e apurado que a alternativa concorrente, até agora suportada.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Já no caso do YouTube o fim da ligação direta ao serviço de vídeos foi explicado pela fabricante com o facto de a licença de utilização do serviço ter expirado. Nada que seja muito difícil de resolver, ou pelo acesso através do browser, ou descarregando a aplicação móvel que a Google entretanto já disponibilizou e que está acessível através da App Store.



Por outro lado, a nova versão do sistema operativo reforça os laços com serviços como o Facebook, que ganha melhor integração com o iOS, uma aposta que na atualização anterior a Apple também tinha feito no que se refere ao Twitter.



[caption]Nome da imagem[/caption]

O Siri, o assistente de voz do sistema operativo continua a ser um dos principais destaques da plataforma, com funções alargadas na nova versão à área dos mapas e georreferenciação de informações. O software conta com várias outras novidades que na maioria não estão disponíveis em Portugal, algo que também acontece com algumas das características do Maps.



É possível obter do serviço (Maps da Apple) direções, informação de trânsito e fazer pesquisas locais. Não será ainda possível usar a navegação ponto a ponto, ver as imagens 3D que na proposta da Apple se assumem como a alternativa ao Street View da Google, ou ter acesso a informação sobre empresas, restaurantes e outros serviços.



Ainda em relação ao Siri, outra alteração introduzida com o iOS 6 está no aumento do número de línguas faladas e compreendidas pelo software, uma extensão que não se estendeu ainda ao português. Em caso de mais dúvidas relativamente ao suporte de outras novidades, pode sempre consultar a lista detalhada no site da Apple, arrumada por países.



Vale ainda a pena referir, em relação à nova versão do iOS, que a aplicação de videochamada da plataforma passa a funcionar também sobre redes móveis, já que até agora funcionava apenas por Wi-Fi.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Outras melhorias tocam a área de gestão do Voice Mail, com o utilizador a ter agora a possibilidade, quando rejeita uma chamada, de responder imediatamente com uma mensagem. Ou o sistema de email que foi redesenhado para facilitar a arrumação de mensagens, ou a introdução de imagens.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mais uma nota para as novidades ao nível da fotografia, que ganha um recurso para imagens panorâmicas. Graças a esta novidade passa a ser possível capturar mais imagem, até 240 graus mesmo na vertical garante a Apple.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O iOS já virá instalado de origem no novo Iphone 5 que amanhã chega às lojas nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Singapura e Reino Unido.

Portugal não integra o grupo de países escolhidos para receber o iPhone 5 primeiro, mas quem por cá tem interesse em comprar o equipamento só terá de esperar mais uma semana para o fazer, já que os três operadores móveis começam a vendê-lo já no dia 28 de setembro. As pré-reservas começam esta sexta-feira.



Em modelos antigos a nova versão do sistema operativo pode ser instalado no 3GS e modelos posteriores, no iPod Touch, a partir da quarta geração e no iPad a partir da segunda geração. Nos antecessores do iPhone 5 algumas das funcionalidades do novo sistema podem no entanto não estar completamente disponíveis ou ter uma utilização limitada.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Antes de descarregar a nova versão do sistema operativo lembre-se que deve fazer um backup dos dados guardados no equipamento para prevenir a eliminação indevida de informação. Pode fazê-lo usando o iCloud, o serviço de armazenamento na nuvem da Apple. Guarde e depois da operação verifique se o backup cobriu de facto todas as áreas que pretendia.



Garantida a cópia de segurança dos dados, o download da nova versão pode ser feito através do equipamento, que já deverá ter apresentado uma indicação de que há software disponível para atualizações. Caso contrário deve aceder ao menu Geral das Definições (como mostrado em cima) e procurar a opção atualização de software. Outra alternativa para atualizar o dispositivo é através do iTunes (depois de instalar a versão 10.7 do software), ou manualmente.

Por esta via deve ser descarregada a versão específica do software para o gadget em questão. Os links diretos, que o TeK aqui reproduz, têm estado a ser divulgados por vários sites de tecnologia.

iPhone 3GS

iPhone 4

iPod Touch 4G

iPad 2 (Wi-Fi)

iPhone 4S

iPad 3 (Wi-Fi)
iPod (5ª geração)

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.