Já pensou em ter um ajudante robótico que lhe dá uma “mãozinha” a carregar as compras para casa, ou a transportar uma mochila mais pesada, tudo enquanto anda na rua com as mãos livres? O robot Gita, apresentado em 2017, já dava conta da tarefa e agora ganha uma nova versão em ponto mini.

Criado pela Piaggio Fast Forward, uma startup que pertence à empresa que criou a Vespa, o Gitamini mantém o design do seu “irmão” mais velho, sendo composto por um módulo central com uma tampa que pode ser trancada, concebido para carregar bens, duas rodas de cada lado, e, desta vez, inclui duas pegas que dão ao utilizador a possibilidade de levantá-lo caso seja necessário.

Clique nas imagens para descobrir o novo robot Gitamini

O novo modelo mais compacto pesa cerca de 12,7 kg e tem uma capacidade de transportar cargas até pouco mais de 9 kg por distâncias de quase 33,8 km até precisar de ser recarregado. A sua bateria tem uma autonomia para 7 horas de transporte contínuo, podendo ser recarregada em 2 horas.

Por comparação, o Gita original tem uma capacidade para carregar cerca de 18,2 kg por distâncias até 19,3 km e a sua bateria conta com uma autonomia para 4 horas de viagem contínua.

Veja o Gitamini em ação

O robot dispõe de um novo sistema de visão computorizada que lhe permite identificar e seguir o seu dono. Além disso, o Gitamini inclui uma espécie de software de “etiqueta pedestre” que o treina para seguir o utilizador a uma distância segura e para antecipar os movimentos das pessoas que o rodeiam, de modo a evitar possíveis colisões.

O Gitamini vai estar disponível em dois modelos com cores diferentes (Boardwalk Beige e Spark Citron) a partir de 15 de outubro, através do website da startup que o criou, contando com um preço de 1.850 dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.