O túnel subterrâneo está localizado numa área vulcânica chamada Marius Hills e pode ajudar a “proteger astronautas das grandes variações climáticas e radiações prejudiciais a que estão expostos na superfície da Lua”, segundo Junichi Haruyama, investigador da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.
“Na verdade, ainda não vimos o interior da caverna. Há grandes esperanças de que sua exploração ofereça mais detalhes", concluiu em relação à estrutura que os cientistas acreditam ter sido formada por actividade vulcânica há 3,5 mil milhões de anos.
A confirmação da existência da caverna foi possível através de dados retirados da sonda espacial japonesa, SELENE, e a sua descoberta foi publicada na revista científica americana Geophysical Research Letters.
“Nós tínhamos conhecimento destes locais que se acreditava serem tubos de lava, mas a sua existência não estava confirmada até agora", disse Haruyama à Agence France Press.
Esta descoberta surge pouco depois do Japão revelar que pretende colocar um astronauta na Lua por volta de 2030, depois de participar numa missão liderada pela Nasa, em 2015, para construir uma estação espacial na Lua.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários