A massificação das impressoras 3D derrubou vários obstáculos à produção. Automatizou processos, simplificou processos, eliminou outros tantos e não só potenciou a criatividade dos utilizadores como tornou vários produtos mais acessíveis e rápidos de construir. Há um limite, no entanto, que a Kniterate se propõe a alargar. É que os materiais utilizados por estas máquinas condicionam algumas criações. O mais comum, neste caso, é que as impressoras estejam habilitadas a erguer peças em plástico, metal ou cerâmica. Há alguns casos em que até utilizam produtos alimentares, mas e se quiser imprimir uma peça de roupa? Nada disto parece adequado.

Um projeto que chega agora ao Kickstarter pretende preencher esse vazio com uma impressora 3D munida de tecidos que permite a impressão de camisolas, casacos e afins.

De acordo a empresa, a máquina consegue fazer, sozinha, roupas simples e unas como lenços ou cachecóis, mas no caso de querer imprimir peças mais complexas, como camisolas, vestidos ou saias, vai ser necessária uma sessão de assemblagem posterior. A Kniterate está ainda a criar uma aplicação onde o utilizador poderá desenhar peças com pormenores personalizáveis, imagens e texto. O material utilizado, neste caso, é maioritariamente malha.

A campanha de financiamento do projeto vai decorrer até à segunda semana de maio, mas apesar dos 100 mil dólares inicialmente pedidos, a empresa já angariou mais de 268 mil.

O preço da máquina situa-se neste momento nos 4.699 dólares e já só existiam 68 incluídas nesta promoção pela altura do fecho deste artigo. Depois de esgotar o stock, a Kniterate vai ser vendida por 7.499 dólares. As primeiras unidades serão entregues em abril do próximo ano.