![Lytro tenta de novo uma revolução na fotografia com a câmara Illum](/assets/img/blank.png)
A Lytro apresentou à imprensa a câmara Illum, o segundo modelo comercial da empresa. O design volta a ser pouco convencional, distinguindo-se da concorrência no aspeto, e representa também um salto muito grande entre o primeiro modelo e o segundo. Mas a “alma” da Lytro está lá - a capacidade de focar qualquer elemento da imagem depois de o obturador ter disparado.
O novo modelo está mais focado no mercado dos entusiastas da fotografia, nos profissionais e nos “pioneiros criativos”, como lhes chamada a própria empresa. Isto porque a Illum já apresenta um aspeto mais “pro” e mais usável.
A lente tem uma abertura constante de f/2.0 e atinge um zoom ótico que pode ampliar um elemento até oito vezes, o equivalente a um intervalo de distância focal 30-250 mm. A velocidade de obturação máxima situa-se nos 1/4000 segundos.
Tem ainda Wi-Fi integrado, uma entrada USB 3.0 e uma entrada para cartões SD. Na parte traseira da câmara há um ecrã de quatro polegadas ajustável.
O sensor com tecnologia Light Field permite “perceber” todos os raios de luz que são captados – a luz da composição passa por várias lentes, o que permite à câmara gravar a direção de cada raio de luz. Assim o sensor vai saber a posição e a distância a que cada elemento estava dos restantes, tecnologia que permite então re-focar, se for necessário, a fotografia depois de captada.
O software faz depois o resto da magia, construindo uma imagem com informação tridimensional, mas que pode ser mostrada apenas a duas dimensões. Com a nova Lytro Illum as imagens podem ser inclinadas, podem ser mudadas de perspetiva de visualização e a profundidade dos elementos também se altera.
Há ainda uma nova funcionalidade chamada Field Light Animations que permite criar vídeos onde é mudada a perspetiva e o foco dos elementos da composição:
A nova câmara vai custar 1.599 dólares, o equivalente a 1.160 euros, devendo começar a ser expedida para os compradores já durante o mês de julho.
À revista Time o diretor executivo da Lytro, Ren Ng, rejeitou a ideia de que a empresa está a seguir um caminho oposto aos dos concorrentes para conseguir mercado e atenção mediática. O que Ren Ng acredita é que a Lytro está a antecipar uma parte do futuro onde a fotografia vai ser maioritariamente captada com recurso à tecnologia Light Field.
Nota de redação: corrigida uma gralha no texto
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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