É uma carrinha, chama-se Sustaineer e apesar de ser totalmente elétrica, é também capaz de limpar o ar em seu redor graças a um sistema de filtros, que tratam de eliminar as mais finas partículas poluentes, independentemente da velocidade do veículo. Os travões são feitos de ferro fundido e cobertos por uma camada cerâmica que reduz a quantidade de poeira gerada pelo funcionamento do carro e impede o seu desgaste. A ideia é mostrar que a indústria automóvel pode ir além da eletrificação no que toca à sustentabilidade dos automóveis.

O Sustaineer tem ainda um sistema fotovoltaico que ajuda a estender a sua autonomia, reduzindo, em consequência, as necessidades de carregamento. A eletricidade gerada serve também para alimentar outros aparelhos que sejam carregados a bordo, como computadores e smartphones.

No interior predominam os materiais reciclados e destaca-se também um sistema de aquecimento que acompanha a temperatura corporal dos passageiros para que não seja gasta tanta energia.

A segurança foi também uma prioridade da Mercedes no desenvolvimento deste modelo. Neste departamento, há uma câmara que monitoriza o estado da estrada e reporta ao condutor a iminência de buracos e outros obstáculos de risco. Os espelhos digitais providenciam uma vista mais ampla e desafogada do que normalmente se obtém numa carrinha do género. No habitáculo, uma luz que replica o ritmo circadiano ilumina o ambiente de acordo com a luminosidade natural.

A empresa não tem planos para produzir a Sustaineer em massa, mas destaca que toda a tecnologia foi desenvolvida a pensar na produção em massa, o que significa que está alinhada com uma eventual implementação num outro modelo. A carrinha vai ser apresentada no âmbito da próxima edição da Conferência do Clima.