A imagem mostra milhares de poços na superfície, que os cientistas acreditam terem sido formados por sublimação – fenómeno que traduz a passagem do estado sólido para o estado gasoso.

Outro detalhe que é possível observar na imagem é o de um ponto negro sobre uma linha, que já há quem compare a um caracol a deslocar-se. Os especialistas acreditam que será um bloco de gelo sujo a flutuar sobre azoto sólido mais denso. O azoto (ou nitrogénio) é aliás o elemento dominante nesta zona do planeta.

[caption][/caption]

A missão New Horizons foi lançada em 2006. O principal objetivo da é estudar Plutão e as suas luas, um objetivo há anos desejado e preparado pelos cientistas mas que acabou por demorar a realizar-se, em grande medida por causa da complexidade e dos custos da missão.  

Em julho do ano passado a New Horizons atingiu o auge, quando a sonda se aproximou do planeta e recolheu as imagens mais detalhadas alguma vez capturadas.

A informação recolhida nessa altura vai chegando à Terra aos poucos. As fotos que a agência espacial norte-americana agora revela foram recebidas no passado dia 24 de dezembro.

Em dezembro a agência já tinha mostrado outras imagens de Plutão, no momento antes da aproximação máxima da sonda ao planeta, que classificou como as melhores recebidas até agora.

Mas entre imagens de alta definição “a cru” e imagens coloridas há mais vistas de Plutão para descobrir.