O início dos testes de voo da Starship, na nave que um dia vai levar o Homem à Lua e a Marte, à boleia do foguetão Super Heavy, continua a fazer correr tinta. É impressionante a escala do foguetão em comparação aos de outras empresas, sendo o maior alguma vez projetado. Quando os dois estágios estão unidos, a Starship (50 metros) e o Super Heavy (70 metros), o aparelho mede cerca de 120 metros de altura, mais 30 que a Estátua da Liberdade e tem 9 metros de diâmetro.

Num gráfico comparativo, publicado pelo Business Insider, a segunda mais alta é o foguetão Saturn V, que mede quase 111 metros. E quando comparado com o foguetão de serviço da SpaceX, o Falcon 9 mede “apenas” 70 metros. E basta ver as fotos para perceber a escala do foguetão em comparação aos engenheiros que trabalham no aparelho.

StarShip tamanhos
Créditos: Business Insider

O objetivo do Super Heavy é lançar a Starship em órbita e regressar à Terra, para ser recuperado e preparado para mais lançamentos. E são necessários cerca de mil Starships para estabelecer uma base sustentável em Marte, disse Elon Musk, segundo o BI.

Veja na galeria as imagens da Starship e o tamanho:

O sonho de Elon Musk ainda está longe de acontecer. Sobretudo depois do primeiro teste não ter corrido inteiramente como foi previsto, acabado por explodir depois do seu lançamento. A explosão ocorreu antes da separação dos estágios, depois da Starship se ter desmanchado inesperadamente.

O lançamento do foguetão foi tão potente que causou danos a um veículo estacionado a vários metros da base. Mas estão agora a ser partilhadas novas imagens que mostram o estado em que ficaram as próprias instalações da SpaceX. A plataforma de lançamento ficou totalmente destruída, revelando que a empresa de Elon Musk não estava preparada para um lançamento com esta potência.

Como mostra o website Futurism, o voo inaugural da Starship arrancou as camadas de cimento do solo e até fez furou camadas de água no subsolo. A empresa de Elon Musk é acusada de não ter feito as diligências necessárias de preparação da sua base de lançamento para o teste.

SpaceX: Força do lançamento da Starship causa estragos a automóvel. Veja o vídeo
SpaceX: Força do lançamento da Starship causa estragos a automóvel. Veja o vídeo
Ver artigo

Elon Musk, citado pelo Business Insider, já tinha colocado as expetativas em baixo, referindo que se a Starship conseguisse levantar o suficiente antes de alguma coisa correr mal já seria um sucesso. “Apenas que não expluda na plataforma de lançamento”, disse, provavelmente sem antecipar os estragos que a própria potência dos motores causaria. Numa mensagem na sua conta do Twitter, Elon Musk disse que durante os testes de fogo estático os motores apenas dispararam com metade da potência. Disse ainda que a SpaceX tinha começado a construir uma placa de aço, arrefecida com água, a ser colocada debaixo da plataforma de lançamento, mas que não ficou pronta a tempo.