As pré encomendas já estão abertas, mas para já só para o modelo BRAVIA XR MASTER da série A90J 4K HDR OLED, o primeiro a estrear em Portugal a utilização de uma nova tecnologia de processamento de imagem com o Cognitive Processor XR, que analisa e adapta a apresentação dos vários elementos da imagem e do som para uma experiência mais imersiva. O "motor" de processamento e o sistema operativo, baseado no Google TV, assim como a integração do catálogo de filmes Bravia Core, que tira partido da ligação à Sony Pictures, são os elementos diferenciadores da nova linha de TVs que se posiciona numa área onde a Sony já tem uma boa posição de mercado.

A nova linha de TVs já tinha sido mostrada na CES2021, onde o SAPO TEK teve acesso a uma conferência para um número limitado de jornalistas, e agora voltou a estar em foco numa apresentação para a imprensa portuguesa.

No último ano a tendência de procura de televisores de maior dimensão e qualidade de imagem acentuou-se, como destacou Albert Gràcia, responsável de marketing da Sony Iberia, lembrando que com as pessoas a passar mais tempo em casa há mais consumo de conteúdos de séries, vídeo e mesmo TV. O segmento que mais cresceu em termos de vendas foi o das 55 polegadas ou mais, que já representa quase metade de todos os televisores vendidos em Portugal.

Em 2021 a tendência será para continuar a aumentar o interesse por televisores de maior dimensão, impulsionado também pelas competições desportivas do Euro 2021 e Jogos Olímpicos. "Esperamos que as vendas de 75 polegadas dupliquem e que as de 65 e 55 polegadas sejam mais importantes e representem mais vendas", explica, sublinhando que é neste segmento de maior dimensão e premium que a Sony continua a ter mais quota de mercado.

A nova gama de TVs com inteligência interativa deverá dar uma ajuda neste posicionamento, já que é uma aposta numa tecnologia inovadora em termos de processamento de imagem, mas a Sony inova também com a integração do software da Google que substitui a Android TV, e que se estreia em Portugal (e na maioria dos países da Europa) com a marca nipónica, que foi a primeira parceira fabricante de TVs a instalar a Google TV nos seus equipamentos. Até agora o software está disponível no modelo Chromecast Google TV mas só em alguns mercados.

Bravia core e mais conteúdos em pure streaming

Arnau Ferrer , gestor de produto de TV para o mercado ibérico, destacou a simplicidade de utilização do Google TV e a possibilidade de se adaptar aos interesses do utilizador dos novos Bravia XR, mas também apresentou a plataforma Bravia Core, que tira partido da ligação à Sony Pictures Entertainment para oferecer aos utilizadores acesso a um catálogo de filmes em 4K e HD, e séries.

A qualidade do streaming foi destacada, com o suporte à tecnologia Pure Stream, com transmissão cinco vezes mais rápida do que o streaming normal para maior qualidade.

O Bravia Core vem pré- instalado nos novos televisores Bravia XR e dá acesso a um catálogo de mais de 100 filmes, incluindo a maior coleção de títulos optimizados para IMAX. Os clientes têm acesso a vouchers para 5 ou 10 filmes, consoante o modelo comprado, e 24 meses de streaming na plataforma da Sony.

Sony Bravia Core
Sony Bravia Core

Os novos modelos Bravia 8K LED MASTER Série Z9J vão estar disponíveis em tamanhos de 75 e 85 polegadas, enquanto os OLED MASTER Série A90J têm versões de 83 e 65 ou 55 polegadas. Também com painéis OLED, os A80J têm 77, 65 ou 55 polegadas e nas versões de TV em 4K os 4K LED X95J partem das 65 polegadas até 85, e os 4K LED X90J começam nas 50 polegadas.

Para já chegam a Portugal os modelos da série A90J 4K HDR OLED em 65” e 55”, e a versão de 83 polegadas só estará disponível no final do ano. Os preços não foram ainda revelados. Os restantes modelos também vão ser vendidos em Portugal mas ainda não há indicação de preço e data.