O mapa interativo 4D, construído a partir de milhões de fotos de satélite, permite viajar no tempo e visualizar as mudanças climáticas na Terra. A Google destaca os sistemas de irrigação emergentes nos desertos do Egipto e os rios sinuosos que mudam ao longo do tempo na floresta amazónica em Pucallpa no Peru, até às erupções vulcânicas e a extração de madeira e os incêndios florestais que alteram a paisagem da Floresta Nacional de Lassen, na Califórnia.

As pesquisas no motor de busca Google sobre as alterações climáticas e o meio ambiente continuam a crescer, estando entre os termos mais pesquisados pelos residentes em Portugal. O que são as alterações climáticas ou como prevenir as alterações climáticas são pesquisas destacadas pela empresa entre as mais pesquisadas.

O Timelapse do Google Earth tinha sido atualizado em 2021 com 24 milhões de fotografias captadas por satélites entre 1984 a 2020. Agora a foi atualizado com novas imagens, de 2021 e 2022.

Veja as imagens do antes e depois no Google Earth Timelapse

No Timelapse as mudanças são mostradas em vídeo, que revela as alterações numa determinada localização. Isso permite observar mudanças na paisagem de paisagens emblemáticas na Terra, mas também das cidades.

A biblioteca tem mais de 800 vídeos Timelapse, retratando mais de 300 locais. Na lista está a Serra da Estrela em Portugal em g.co/TimelapseVideos.

Pode ainda navegar por cinco histórias ou temas relacionados com a agricultura, cidades ou mesmo desastres naturais, visualizando as mudanças.

Timelapse Google Earth

Os vídeos podem ser acedidos por qualquer internauta e a informação está disponível com a utilização de dados abertos da NASA e do programa Landsat, o primeiro e mais antigo programa civil de observação da Terra a nível mundial, a que se juntam imagens e dados do programa Copernicus da União Europeia com os seus satélites Sentinel.