
Foi a 19 de abril de 2001 que o astronauta Umberto Guidoni partiu a bordo do vaivém Endevour na primeira missão da Agência Espacial Europeia à Estação Espacial Internacional. Desde então, mais de 26 missões europeias partiram com destino à ISS. Para assinalar a data, a ESA lançou um novo vídeo especial que inclui algumas imagens de arquivo digitalizadas da missão STS-100.
A ESA recorda que, durante a sua estadia de sete dias na ISS, Umberto Guidoni teve como tarefa principal participar na instalação do braço robótico Canadarm2, assim como na transferência de equipamentos científicos e experiências.
Clique nas imagens para recordar a primeira missão da ESA à Estação Espacial Internacional
Mais tarde, em 2009, Frank De Winne tornou-se o primeiro comandante europeu da ISS. “Aprendemos muito ao longo destes 20 anos”, sublinha o astronauta belga: de como desenvolver a maior infraestrutura espacial alguma vez construída a como realizar experiências científicas fora da Terra.
Ao todo, a ISS foi palco para mais de 3.000 experiências científicas, dando aos investigadores a oportunidade de compreenderem melhor os efeitos dos voos espaciais de longa duração nos humanos, algo que será essencial para as futuras missões à Lua e a Marte.
“O melhor ainda está para vir”, enfatiza Frank De Winne. “Agora teremos sempre sete membros a bordo da ISS e teremos muito mais tempo disponível para realizar experiências e desenvolver novas tecnologias”.
Quase 20 anos depois da missão de Umberto Guidoni, Thomas Pesquet prepara-se para partir para a ISS já nesta quinta-feira como membro da tripulação da Crew-2. O astronauta francês será acompanhado por Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, assim como por Akihiko Hoshide, da Agência Espacial Japonesa (JAXA).
A tripulação da Crew-2 vai permanecer na ISS durante seis meses, conduzindo uma série de experiências e investigações científicas antes de regressar à Terra no Outono de 2021. Os astronautas participarão também em vários “passeios espaciais” para instalar novos painéis solares na ISS.
Recentemente, a ESA deu a conhecer que está à procura de novos astronautas para missões destinadas à ISS, mas também à Lua e a Marte. A campanha de recrutamento, que decorrerá até 28 de maio, foi classificada como histórica, uma vez que até agora só ocorreram três processos seletivos, o último dos quais em 2008.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários