Foi a 19 de abril de 2001 que o astronauta Umberto Guidoni partiu a bordo do vaivém Endevour na primeira missão da Agência Espacial Europeia à Estação Espacial Internacional. Desde então, mais de 26 missões europeias partiram com destino à ISS. Para assinalar a data, a ESA lançou um novo vídeo especial que inclui algumas imagens de arquivo digitalizadas da missão STS-100.

A ESA recorda que, durante a sua estadia de sete dias na ISS, Umberto Guidoni teve como tarefa principal participar na instalação do braço robótico Canadarm2, assim como na transferência de equipamentos científicos e experiências.

Clique nas imagens para recordar a primeira missão da ESA à Estação Espacial Internacional

Mais tarde, em 2009, Frank De Winne tornou-se o primeiro comandante europeu da ISS. “Aprendemos muito ao longo destes 20 anos”, sublinha o astronauta belga: de como desenvolver a maior infraestrutura espacial alguma vez construída a como realizar experiências científicas fora da Terra.

Ao todo, a ISS foi palco para mais de 3.000 experiências científicas, dando aos investigadores a oportunidade de compreenderem melhor os efeitos dos voos espaciais de longa duração nos humanos, algo que será essencial para as futuras missões à Lua e a Marte.

“O melhor ainda está para vir”, enfatiza Frank De Winne. “Agora teremos sempre sete membros a bordo da ISS e teremos muito mais tempo disponível para realizar experiências e desenvolver novas tecnologias”.

Quase 20 anos depois da missão de Umberto Guidoni, Thomas Pesquet prepara-se para partir para a ISS já nesta quinta-feira como membro da tripulação da Crew-2.  O astronauta francês será acompanhado por Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, assim como por Akihiko Hoshide, da Agência Espacial Japonesa (JAXA).

A tripulação da Crew-2 vai permanecer na ISS durante seis meses, conduzindo uma série de experiências e investigações científicas antes de regressar à Terra no Outono de 2021. Os astronautas participarão também em vários “passeios espaciais” para instalar novos painéis solares na ISS.

Sempre sonhou ser astronauta? A ESA vai abrir candidaturas pela primeira vez em mais de uma década
Sempre sonhou ser astronauta? A ESA vai abrir candidaturas pela primeira vez em mais de uma década
Ver artigo

Recentemente, a ESA deu a conhecer que está à procura de novos astronautas para missões destinadas à ISS, mas também à Lua e a Marte. A campanha de recrutamento, que decorrerá até 28 de maio, foi classificada como histórica, uma vez que até agora só ocorreram três processos seletivos, o último dos quais em 2008.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.