Com sete janelas panorâmicas "apontadas" normalmente ao Planeta azul, a cúpula da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) tem sido um dos lugares especiais para a captação de fotografias para vários astronautas que integraram missões espaciais.

Marcus Wandt, que faz parte da missão 3 da Axion, chegou à Estação Espacial a 18 de janeiro para uma permanência de duas semanas e também se rendeu à atração do local. O vídeo que partilhou permite a qualquer "terráqueo" espreitar pela janela para o mundo no módulo que foi desenhado pela Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês para European Space Agency).

Veja as imagens 

A Cupola (cúpula em português) não foi pensada para observações de lazer, mas para que os astronautas pudessem observar atividades fora da Estação Espacial, como as manobras com braços robóticos, a aproximação de veículos ou as operações de astronautas em passeios espaciais fora da estação.

Cupola na Estação Espacial Internacional ISS
créditos: nasa

É um módulo relativamente pequeno, com sete janelas, seis laterais e uma de topo, que têm persianas que protegem de colisões e contaminação de lixo espacial e micro meteoritos. Pesa mais de 1.800 kg e tem um diâmetro de 2,9 metros, e menos de 1,5 metros de altura.

O astronauta francês Thomas Pesquet, da ESA, foi um dos que explorou o potencial da que cúpola para partilhar imagens extraordinárias da Terra, que foi fotografando ao longo da sua permanência de seis meses na Estação Espacial.

Clique nas imagens para mais detalhes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.