Um marco histórico para o Opportunity e para a exploração humana de outros planetas. O robot já percorreu 40,24 quilómetros de distância desde que aterrou em Marte em 2004, estabelecendo assim um novo recorde para o número de quilómetros percorridos por um rover num outro planeta ou satélite natural.
A NASA mostrou-se bastante satisfeita com o desempenho do veículo, sabendo ainda para mais que o Opportunity nunca foi desenhado para percorrer grandes distâncias, sendo que o máximo estimado estava em mil metros.
A anterior melhor marca pertencia ao veículo lunar russo Lunokhod 2 que em 1973, e em apenas cinco meses, fez 39 quilómetros no satélite.
Foi justamente o veículo russo e o seu desempenho que inspirou a NASA no desenvolvimento do Opportunity e do Spirit, naquela que é apelidada de segunda era dourada da corrida espacial por um dos investigadores principais da agência espacial norte-americana, Steve Squyres.
Uma infografia criada pela NASA e que o TeK resume na seguinte galeria ajuda a perceber como tem sido o desempenho dos veículos exploradores noutros planetas. Por exemplo, o veículo lunar tripulado da missão Apollo 17 percorreu pouco mais do que 35 quilómetros em 1972.
Mas quais as novas metas que esperam o Opportunity? O próximo objetivo é completar uma maratona em Marte, isto é, 42,2 quilómetros. Aí o veículo vai chegar ao Vale da Maratona, uma localização que os cientistas acreditam ser rica em minerais.
No comunicado em que celebra o novo recorde do Opportunity, a NASA volta a falar no compromisso de em 2030 ter uma missão humana em Marte.
Nota de redação: corrigido o nome do robot que estabeleceu o recorde
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários