
Se ter um carro que conduz sozinho e em segurança já é um feito tecnológico assinalável, ter um carro que também transforma o seu interior para adaptar-se a diferentes situações é ainda mais ‘surreal’. Mas é isso mesmo que a Volvo pretende fazer.
O conceito foi revelado na feira automóvel de Los Angeles, nos EUA, pela empresa sueca, agora detida por capital chinês. No Concept 26, como é apelidado, é tudo sobre os interiores e sobre os modos de condução.
Caso esteja em modo manual, então os interiores são tradicionais, focados na condução e com pouco espaço para distrações. Mas caso o utilizador queira que seja o veículo a tomar o leme da condução, então pode escolher dois ‘perfis’.
O primeiro: modo recreativo.
Basicamente o que o carro faz é criar mais espaço para o condutor, dá-lhe uma pequena mesa de apoio e faz aparecer um tablet de grandes dimensões como consola central do veículo.
Mas se ver um filme ou jogar um jogo no tablet não lhe parece suficientemente descontraído, então talvez o melhor é fazer o carro assumir o modo de relaxamento.
Neste conceito o banco inclina-se quase totalmente para trás para que o utilizador possa ver o ecrã de 25 polegadas de forma ainda mais descontraída ou se quiser, até dormir.
Escreve o The Verge que os carros da Volvo vão estar constantemente ligados a servidores e que os sensores do veículo indicarem que as condições envolventes não são indicadas para a condução autónoma, então esses modos são desativados.
A Volvo garante que ainda está a trabalhar no conceito, mas que espera ter um sistema semelhante nos cem veículos inteligentes que tenciona ter nas estradas de Gotemburgo, na Suéciaa, nos próximos anos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Descubra mais sobre a música que está a ouvir no Spotify com a MusicAI Bubble -
Site do dia
Torne-se o terror dos sete mares no jogo oficial dos Piratas das Caraíbas -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários