Os computadores portáteis inundaram a CES 2025 com propostas de todas as principais fabricantes. E a culpa foi da Nvidia, que levou para o certame o anúncio da nova geração de placas gráficas GeForce RTX 50, com a joia da coroa 5090 em destaque. Também os processadores AMD Ryzen AI 9 e Intel Core Ultra 9, anunciados na feira de Las Vegas, tornaram os computadores ainda mais inteligentes.

A inteligência artificial passa a estar associada intrinsecamente aos novos modelos e todos eles beneficiam de funcionalidades inteligentes. Da otimização dos sistemas para o gaming às ferramentas de produtividade, à semelhança dos smartphones, dentro de pouco tempo a IA deixará de ser considerada uma feature para ser um elemento dado como adquirido.

O SAPO TEK fez a cobertura de grande parte dos anúncios das fabricantes, como foi o caso da Acer, Asus, Lenovo, HP e LG. Todas elas bastante focadas em atualizar as suas principais e mais conhecidas linhas de computadores. E por isso, em termos de novos “form factor” não foi uma CES deslumbrante, à óbvia exceção da Lenovo, que finalmente converteu em produto de consumo a sua tecnologia de ecrã enrolável.

No caso dos portáteis de gaming, além da atualização de hardware, a tendência passou pelos ecrãs de grande porte, chegando às 18 polegadas. E nos equipamentos de produtividade, procuram-se soluções cada vez mais leves e finas, mas igualmente poderosas para as tarefas de trabalho.

Veja na galeria alguns dos modelos mais inovadores e poderosos da CES 2025:

Lenovo ThinkBook Plus Gen 6 Rollable

Se há um portátil que se distinguiu durante a CES 2025 foi o modelo com ecrã enrolável da Lenovo. O ThinkBook Plus Gen 6 Rollable criou o primeiro modelo comercial depois do protótipo revelado há dois anos. O modelo permite a execução de multitarefas, permitindo expandir verticalmente seu ecrã compacto. A área aumenta de 14 polegadas para 16,7 polegadas (quase mais 50%), recorrendo a uma tecla dedicada ou através de gestos executados frente à câmara.

Lenovo ThinkBook Plus Gen 6 Rollable
Lenovo ThinkBook Plus Gen 6 Rollable Se há um portátil que se distinguiu durante a CES 2025 foi o modelo com ecrã enrolável da Lenovo. O ThinkBook Plus Gen 6 Rollable criou o primeiro modelo comercial depois do protótipo revelado há dois anos. O modelo permite a execução de multitarefas, permitindo expandir verticalmente seu ecrã compacto. A área aumenta de 14 polegadas para 16,7 polegadas (quase mais 50%), recorrendo a uma tecla dedicada ou através de gestos executados frente à câmara.

O portátil foi desenhado para empresários que necessitem analisar produtos ou folhas de cálculo, adaptando o display às suas necessidades. No interior conta com um processador Intel Core Ultra, ligações Thunderbolt 4 e Wi-Fi 7. O seu ecrã OLED tem 400 nits de brilho e 100% de precisão de cor DCI-P3.

O ThinkBook Plus Gen 6 chega ao mercado em agosto, por um preço de 2.799 euros.

LG gram Pro 2-em-1 (modelo 16T90TP)

Apesar de não ser um design novo, o LG gram Pro 2-em-1 recebeu atenções durante a CES 2025, sendo um dos vencedores dos prémios de inovação do evento tecnológico. O conversível, disponível com ecrãs OLED ou LCD, destaca-se pelo design fino e leve pelo qual são conhecidos os portáteis desta linha da LG, mas também pela sua flexibilidade de utilização.

O modelo inclui uma caneta digital que pode ser recarregada sem fios, utilizada por profissionais criativos. Os processadores Intel Core Ultra adicionam aos portáteis desta linha capacidades de inteligência artificial, que com as soluções da LG permitem executar tarefas processadas no próprio equipamento para maior segurança, outras que podem beneficiar da sua cloud.

HP Omen Max 16

O Omen Max 16 é considerado pela HP o seu portátil de gaming mais poderoso, equipado com o hardware de topo e ajudado pela inteligência artificial no desempenho. O portátil tem configurações baseadas nos processadores AMD Ryzen AI 9 ou Intel Core Ultra 9 e podem ter até 64 GB de RAM DDR5-5600. Também está artilhado com as novas placas gráficas da Nvidia, as GeForce RTX 50.

Além do hardware mais recente, acedendo às tecnologias DLSS 4 da Nvidia, a HP introduziu o novo Modo Unleashed, acessível no Gaming Hub da Omen, para que os jogadores possam definir manualmente as opções de energia mediante as suas necessidades. O modelo tem um ecrã OLED de 16 polegadas, com resolução de 2560x1600, até 500 nits de brilho e compatibilidade com a palete de cores DCI-P3.

HP Omen Max 16
HP Omen Max 16 O Omen Max 16 é considerado pela HP o seu portátil de gaming mais poderoso, equipado com o hardware de topo e ajudado pela inteligência artificial no desempenho. O portátil tem configurações baseadas nos processadores AMD Ryzen AI 9 ou Intel Core Ultra 9 e podem ter até 64 GB de RAM DDR5-5600. Também está artilhado com as novas placas gráficas da Nvidia, as GeForce RTX 50.

Asus ROG Strix SCAR 18

O ROG Strix SCAR 18 promete ser a próxima “besta” de gaming da Asus, equipado com as novidades de hardware e claro inteligência artificial. Mas o que se destaca neste portátil (será assim tão portátil?) é o seu ecrã de 18 polegadas. Trata-se de um MiniLED com 2.5K de resolução Nebula HDR Display, com taxa de atualização de 240 Hz e tempo de resposta de 3 ms.

Artilhado com processadores Intel Core Ultra 9 275 hX, com 8 núcleos de performance e 16 de eficiente, junte-se ainda as mais recentes placas gráficas GeForce RTX 5090. Junte-se ainda até 64 GB de RAM DDR5 e até 2 TB de armazenamento interno SSD PCIe 4.0. Terá certamente de o aparafusar à secretária para não levantar voo. Mas prepare-se para 3.300 dólares no seu preço anunciado para o mercado dos Estados Unidos.

Acer Predator Helios 18 AI

O nome diz tudo. À semelhança da Asus, a Acer também aposta num ecrã de 18 polegadas para o seu topo de gama de gaming da linha Predator Helios. O ecrã MiniLED de 4K tem uma taxa de atualização de 120 Hz e brilho de 1.000 nits. Esta versão tem também um modo duplo para comutar para uma resolução de 1080p a 240 Hz, através da aplicação PredatorSense.

A fabricante foi à boleia da Nvidia e mostra como utilizar uma Geforce RTX 5090 e o chip mais poderoso da Intel, o Core Ultra 9 275HX. E para mostrar que este modelo é um “show case” tecnológico, pode adicionar à configuração até 192 GB de RAM (não existe uma configuração mais overkill que esta) e ainda 6 TB de armazenamento interno.

Considerando que tanto processamento e memórias vão requer muita energia, logo está exposto ao aquecimento, a Acer introduziu nova tecnologia de refrigeração. O sistema AeroBlade 3D é composto por ventoinhas ultrafinas de sexta geração levando a mais 20% de fluxo de ar em comparação com as tradicionais ventoinhas de plástico.

Razer Blade 16

Praticamente todas as fabricantes refrescaram os computadores portáteis de gaming com os novos chips RTX 50 da Nvidia, processadores de topo da Intel e polvilharam tudo isso com soluções de inteligência artificial para gaming. Mas a Razer tinha um objetivo adicional: pegar nesse hardware e meter dentro daquele que é o chassis mais fino disponível.

A linha Blade sempre se distinguiu pelos modelos finos e leves, mas ao mesmo tempo poderosos e o novo Blade 16 faz tudo isso. Imagine colocar uma GeForce RTX 5090 ou um AMD Ryzen 9 AI numa base com apenas 0,59 polegadas de espessura. A fabricante diz que o novo modelo foi redesenhado para ser até 32% mais fino que a versão anterior.

Asus Zenbook A14

Fora do gaming, um dos modelos mais badalados da CES 2025 foi o Zenbook A14 da Asus. O portátil, que chega em fevereiro ao mercado português a começar nos 1.299 euros, procura oferecer o maior equilíbrio entre o hardware e capacidade de transporte, mirando os profissionais em movimento. O portátil destaca-se por ter um ecrã OLED de 14 polegadas, numa configuração bastante leve e fina.

Asus Zenbook A14
Asus Zenbook A14 créditos: Asus

A Asus acredita que este seja o portátil Copilot+ mais leve do mundo, abaixo de 1 quilo e os testemunhos que pegaram nele no evento confirmam. Isso deve-se ao novo chassis Ceraluminum, que além de leve promete ser muito resistente. O processador Snapdragon X Plus, brindado pela arquitetura Arm prometem 32 horas de bateria. Será mesmo possível? Só testando para crer.