A CES 2025 tem sido palco dos anúncios de portáteis de gaming das principais fabricantes. Depois da Asus, Acer e Lenovo, junta-se a HP a revelar aquele que diz ser a sua máquina mais poderosa para jogar. Trata-se do HP Omen Max 16, acompanhado da nova tecnologia Omen AI, um computador que foi desenhado para se ajustar automaticamente ao desempenho e temperaturas, para manter a fluidez de performance nos jogos.

O Omen Max 16 oferece configurações baseadas nos processadores AMD Ryzen AI 9 ou Intel Core Ultra 9 e podem ter até 64 GB de RAM DDr5-5600. Como seria de esperar, o portátil está artilhado com as novas placas gráficas da Nvidia, as GeForce RTX 50. Além do hardware mais recente, acedendo às tecnologias DLSS 4 da Nvidia, a HP introduziu o novo Modo Unleashed, acessível no Gaming Hub da Omen, para que os jogadores possam definir manualmente as opções de energia mediante as suas necessidades.

O modelo tem um ecrã OLED de 16 polegadas, com resolução de 2560x1600, até 500 nits de brilho e compatibilidade com a palete de cores DCI-P3.

Além do gaming, os utilizadores vão poder usar as ferramentas de inteligência artificial e os criativos têm acesso ao Nvidia Studio, assim como aos Microserviços NIM, para criar modelos de assistentes e agentes inteligentes.

Veja na galeria imagens dos portáteis HP Omen 16:

Um dos segredos do HP Omen Max 16 é o novo sistema de refrigeração, com a estreia do material híbrido Cryo Compound, que combina metal líquido e massa metálica para melhorar a dissipação do calor. A arquitetura Omen Tempest Cooling Pro promete ajudar a manter a máquina arrefecida. A tecnologia Fan Cleaner inverte periodicamente a direção de rotação da ventoinha para evitar a acumulação de pó, eliminando a necessidade de limpeza frequente.

O portátil está disponível com duas opções de cor: branco cerâmico e preto sombra, assente num chassis de metal. O modelo tem uma barra de luz RGB frontal opcional, assim como um teclado RGB por tecla opcional sem treliça que foi inspirado no HyperX. Todos os efeitos de luz são personalizáveis através do Omen Light Studio.

O novo modelo faz uma maior aproximação de sinergias com os periféricos HyperX, funcionando melhor dentro do ecossistema da HP. A tecnologia HP Ultra Low Latency Gen 3 suporta a ligação de até três periféricos HyperX compatíveis, em simultâneo. Para tal, a HP colocou uma antena na dobradiça superior do monitor para radiofrequência ULL.

Importante no ecossistema de gaming da marca é o Omen AI, disponível em beta, criado para otimizar o desempenho dos jogos. Uma sondagem da fabricante concluiu que 85% dos jogadores dão prioridade a um FPS elevado e que passam muitas horas em fóruns à procura de informações para otimizar os seus sistemas. Este é o trabalho do sistema de inteligência artificial da HP, oferecendo uma solução personalizada e com um clique adaptar a máquina ao jogo, com recomendações de definições do sistema operativo, hardware, etc.

Veja no vídeo a tecnologia Omen AI:

O Omen AI é uma aplicação que aprende com os jogos, ajustando-se continuamente para manter um desempenho otimizado, aponta a fabricante. Os testes começaram com o Counter-Strike 2, mas vai expandir-se a outros títulos mais populares.

Para jogadores que não precisam de especificações de topo para as suas necessidades de gaming, a HP tem soluções mais acessíveis. O Omen 16 mantém os mesmos processados da Intel e AMD, mas reduz nas placas gráficas para GeForce RTX 4050. Pode configurar as memórias até 32 GB DDR5-5600 e até 1 TB de armazenamento interno PCIe Gen4 NVMe.

Outra proposta da marca é o Victus 15, a linha de entrada de gaming da HP Omen. O modelo tem opções de processador até AMD Ryzen 9 e Intel Core i7 de 13ª geração. Conta com opções de GPU AMD Radeon RX 6550M e até GeForce RTX 4060. O portátil tem até 16 GB de RAM DDR4-3200 e até 1 TB de armazenamento interno.

A juntar-se aos computadores, a HP revelou o monitor Omen 32x Smart Gaming, sendo o primeiro da marca com Google TV. Tem um ecrã 4K, uma taxa de resolução de 144 Hz. Pode ser ligado a consolas, computadores portáteis, assim como periféricos e smartphones Android. O monitor promete ajudar os streamers a transmitir a imagem para até quatro plataformas, sem a necessidade de hardware ou software adicional. A linha de monitores conta com outros tamanhos de 32 e 27 polegadas.

Veja imagens dos monitores da HP:

O catálogo da fabricante conclui com ratos HyperX Pulsefire Saga, considerados de alto desempenho e capacidades modulares. O rato tem acessórios que podem ser trocados, permitindo personalizar com 16 combinações através das oito peças que estão na caixa. E para utilizadores avançados, a HP incluiu um ficheiro de impressão 3D para que possam criar outras opções de personalização.

Quanto a preços, o portátil Omen Max 16 chega nos próximos meses ao mercado por um preço a começar nos 1.899,99 euros. O monitor Omen 32x chega entre abril e maio por 749,99 euros. O rato chega em março por 119,99 euros. Já a ferramenta Omen AI Beta ficará disponível globalmente ainda esta semana.

Veja na galeria imagens do rato HyperX: