O ecossistema de gaming da Lenovo acaba de receber novos e poderosos membros. A fabricante colocou toda a carne no assador para mostrar como abraçou a nova geração de hardware para gaming, tudo temperado com muita inteligência artificial. A CES 2025 fica marcada por muitos produtos de gaming das principais fabricantes, à boleia do anúncio pela Nvidia das novas placas gráficas RTX 50.

Começando pelo seu catálogo de consolas portáteis, a Lenovo tem duas novas propostas para quem quer andar com o gaming sempre no bolso. A empresa junta-se à Acer que também apresentou novas propostas deste formato, neste caso propõe versões mais otimizadas da primeira Legion Go, lançada no final de 2023. Hoje também foi o dia de apresentação dos computadores da Asus.

A nova Legion Go S apresenta-se em duas versões, uma mantendo o sistema operativo Windows 11 e a outra a abraçar o SteamOS, aceitando o desafio de certificação da Valve para consolas com a mesma estrutura de sistema operativo do Steam Deck.

Ambos os modelos são idênticos em termos de hardware, diferenciando-se no sistema operativo e respetiva cor exclusiva. A versão Windows é agora branca (contrastando com a original em preto) e a com o SteamOS é preta. A portátil tem um ecrã tátil WUXGA de 8 polegadas com rácio de 16:10 e taxa de refrescamento de 120 Hz. O modelo tem um processador AMD Ryzen Z2 Go, mas em abril será lançado uma versão com o Ryzen Z1 Extreme.

Veja na galeria imagens dos computadores da Lenovo:

A consola tem até 32 GB de RAM LPDDR5X de 7.500 MHz e uma bateria de 3 células de 55,5 Whr. Conta com conetividade Wi-Fi 6e e duas portas USB 4 na parte superior e um leitor de cartões microSD.

O modelo com Windows 11 chega ainda este mês de janeiro por 629 euros, mas o modelo SteamOS apenas em abril, com preço a definir.

A fabricante atualizou a linha de portáteis de gaming Legion Pro nos modelos 7i e 5i, ambos de 16 polegadas. Os portáteis estão equipados com processadores até Intel Core Ultra 9 275HX. Em opção, o modelo Legion Pro 5 é alimentando pelo processador AMD Ryzen 9 9955HX, também com ecrã de 16 polegadas.

Os computadores estão equipados com AI Engine+ capazes de analisar o processamento e alternar entre o modo desempenho e equilíbrio para manter a melhor performance. E a tecnologia Coldfront Hyper garante um arrefecimento otimizado. Outros mimos destes portáteis é a inclusão dos novos processadores RTX 5090 da Nvidia. Contam ainda com um par de portas USB-C, três USB-A e HDMI 2.1, assim como suporte a Wi-Fi 7.

Legion Go S
Legion Go S

Para jogadores menos exigentes e que ainda desejem utilizar o seu portátil em outras tarefas profissionais ou de estudo, a Lenovo tem versões Legion 7i, sem o “Pro”. Oferecem ecrãs OLED de 16 polegadas com taxa de atualização de 240 Hz e suporte de 100% à palete DCI-P3. Está equipado com os processadores Intel Core Ultra 9 HX, mas o GPU é uma RTX 5070. O portátil tem uma bateria de 84 Wh e suporta Wi-Fi 7. Pode optar pelo Legion 5i com um ecrã de 15 polegadas e características semelhantes a nível de CPU e GPU. Este conta com uma versão AMD no Legion 5, um Ryzen AI 7 350 e RTX 5070.

Os diferentes modelos chegam entre abril e junho, com preços que começam entre os 1.299 euros e os 2.799 euros para as configurações-base dos diferentes modelos.

Para jogadores que preferem uma torre ao portátil, a Lenovo tem três novas propostas: a Legion Tower 7i, a Legion Tower 5i e a Legion Tower 5. Os dois primeiros focam-se em processadores Intel Core Ultra 9 275HX e o terceiro em AMD Ryzen 9 7950X3D. Pode optar por uma vasta gama de GPUs da Nvidia, tanto da série 40, como até às recentes RTX 4080 Super na Tower 7i ou até RTX 4060 Ti nas Towers 5i/5. O modelo mais acessível começa nos 1.399 euros e o mais composto nos 2.500 euros, a chegarem às lojas entre fevereiro e maio.

Legion R34w-30
Legion R34w-30

Na linha de portáteis Lenovo LOQ mais acessíveis, a fabricante conta com modelos equipados com processadores AMD e Intel e com placas gráficas até RTX 5070 da Nvidia. A novidade deste ano é o modelo de 17 polegadas, com um processador Intel Core i7-14650HX. A linha conta também como uma versão em torre, neste caso pode optar por um processador Intel Core Ultra 9. Os modelos chegam entre março e junho, a começar nos 1.099 euros.

Se prefere um tablet poderoso, o Legion Tab foi desenhado para gaming e tem um ecrã de 8,8 polegadas. O equipamento é alimentando pelo processador Snapdragon 8 Gen 3 Mobile, com suporte a ray tracing no gaming de Android. O ecrã tem uma resolução de 2,5K e taxa de atualização de 165 Hz.

Yoga Tab Plus
Yoga Tab Plus

O modelo conta com 12 GB de RAM LPDDR5X e 256 HB de armazenamento interno UFS 4.0, a bateria é de 6.550 mAh e conta com duas portas de carregamento USB-C para que não tenha de desligar periféricos enquanto carrega. O tablet já se encontra disponível por 599 euros.

A Lenovo completa o catálogo de gaming com o monitor de ecrã curvo Legion Pro 32WD-10. O ecrã tem uma curatura de 800R, uma taxa de atualização de 240 Hz e tempo de resposta de 0,03 ms. O outro modelo de monitor é o Legion R34w-30 e tem curvatura de 1500R em 34 polegadas. Tem uma taxa de atualização de 180 Hz e cobertura de gama de cores de 99% sRGB e 90% DCI-P3. O primeiro modelo chega em abril por 1.299 euros e o segundo a partir de janeiro por 399 euros.

Libertar a criatividade com IA nos novos modelos Yoga e IdeaPad

Além dos modelos de gaming, a Lenovo revelou as linhas Yoga e IdeaPad, para quem precisa de executar tarefas criativas e de produtividade. Todos eles destacam-se pelo hardware otimizado para realizar trabalhos suportados por inteligência artificial.

Na linha Yoga pode encontrar o Slim 9i de 14 polegadas com um ecrã OLED PureSight Pro e uma relação de 98% com o chassis. O modelo destaca-se por ser o primeiro computador portátil do mundo a oferecer uma câmara escondida debaixo do ecrã. O Yoga 9i 2-in-1 Aura Edition tem 14 polegadas e é um portátil Copilot+ com processadores até Intel Core Ultra 7. A linha Yoga conta com o Tab Plus, aquele que a Lenovo diz ser o primeiro tablet com IA integrada da marca para ajudar na produtividade. Já se encontra nas lojas com um preço de 699 euros.

Yoga 9i 2-in-1
Yoga 9i 2-in-1

O Lenovo Yoga Book 9i tem 14 polegadas e conta com dois ecrãs OLED PureSight. Este é a joia da coroa da linha, suportando taxa de atualização variável até 120 Hz, suporte 100% a cores DCI-P3 e brilho de 500 nits. As funcionalidades de IA Smart Note transforma notas de texto em anotações. E o Smart Reader faz resumos de livros. O equipamento suporta ainda gestos manuais através da tecnologia Air Gestures, usado para mover janelas ou navegar entre páginas.

Os computadores para criativos começam a chegar às lojas a partir de fevereiro até abril. O Slim 9i começa nos 2.199 euros, o Book 9i nos 2.699 euros e o 9i 2-in-1 por 1.899 euros.

A fabricante revelou o IdeaPad Pro 5i, criado para quem procura um portátil mais robusto. Este portátil Copilot apresenta processadores Intel Core Ultra 9 e tem um ecrã OLED até 2.8K e taxa de atualização de 120 Hz. O modelo está disponível a partir deste mês de janeiro a começar nos 1.199 euros.

Lenovo revela primeiro PC com ecrã enrolável a chegar ao mercado

Entre várias outras atualizações das suas linhas profissionais, a Lenovo apresentou ainda o ThinkBook Plus Gen 6 Rollable, aquele que é o primeiro PC com inteligência artificial com ecrã enrolável. É o primeiro produto comercial da marca desde que apresentou o modelo concepcional há dois anos.

ThinkBook Plus 6 Rollable
ThinkBook Plus 6 Rollable

O modelo permite a execução de multitarefas, permitindo expandir verticalmente seu ecrã compacto. A área aumenta de 14 polegadas para 16,7 polegadas, recorrendo a uma tecla dedicada ou através de gestos executados frente à câmara. Esta expansão do ecrã ganha quase 50% de área adicional, tendo sido desenhado para empresários que necessitem analisar produtos ou folhas de cálculo, adaptando o display às suas necessidades. Esta solução permite que o portátil se mantena fino, com 19,9 mm e pese 1,7 quilos.

Este portátil utiliza as mesmas funcionalidades do ThinkBook Workspace, com a possibilidade de usar ecrã dividido, assim como widgets dedicados à produtividade. Ao oferecer uma solução de ecrã vertical, o modelo procura também incentivar uma melhor postura dos profissionais que trabalham várias horas frente ao computador.

No interior conta com um processador Intel Core Ultra, ligações Thunderbolt 4 e Wi-Fi 7. O seu ecrã OLED tem 400 nits de brilho e 100% de precisão de cor DCI-P3.

O ThinkBook Plus Gen 6 chega ao mercado em agosto, por um preço de 2.799 euros.