
O lançamento do primeiro voo de turismo espacial da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS) foi adiado por dois dias, passando desta quarta-feira, 6 de abril, para sexta-feira, 8 de abril.
Sem adiantar a razão de mais um adiamento, a Axiom Space, um dos parceiros da missão juntamente com a SpaceX, refere numa nota que a espaçonave Dragon chegou na semana passada ao hangar do complexo de lançamento, no Centro Espacial Kennedy, onde foi acoplada ao foguete Falcon 9.
Acrescenta ainda que continuam os trabalhos de pré-lançamento, estando previsto um teste estático para dia 6 de abril, apontando-se agora o lançamento para “o final da manhã de dia 8 de abril, seguido do acoplamento à ISS na manhã de sábado”.
Clique nas imagens para ver mais detalhes da missão
Recorde-se que a primeira missão privada à ISS leva o nome de Ax-1 e tem como tripulação o investidor e filantropo canadiano Mark Pathy, o empresário norte-americano Larry Connor e o ex-piloto da Força Aérea de Israel Eytan Stibbe, juntamente com o comandante da missão e ex-astronauta da NASA Michael López-Alegría.
Cada um dos três astronautas recém-treinados pagou cerca de 55 milhões de dólares pela viagem e estadia de 10 dias na ISS, onde irão trabalhar ao lado da atual equipa de astronautas profissionais que habitam atualmente a estação espacial.
Depois de meses de treino intenso para sua viagem ao espaço, os tripulantes da Ax-1 vão realizar experiências científicas a bordo, além de atividades comerciais e de divulgação.
Já foram feitos vários adiamentos mas, quando efetivamente acontecer, já está garantido que o lançamento vai poder ser acompanhado online.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários