O lançamento do primeiro voo de turismo espacial da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS) foi adiado por dois dias, passando desta quarta-feira, 6 de abril, para sexta-feira, 8 de abril.
Sem adiantar a razão de mais um adiamento, a Axiom Space, um dos parceiros da missão juntamente com a SpaceX, refere numa nota que a espaçonave Dragon chegou na semana passada ao hangar do complexo de lançamento, no Centro Espacial Kennedy, onde foi acoplada ao foguete Falcon 9.
Acrescenta ainda que continuam os trabalhos de pré-lançamento, estando previsto um teste estático para dia 6 de abril, apontando-se agora o lançamento para “o final da manhã de dia 8 de abril, seguido do acoplamento à ISS na manhã de sábado”.
Clique nas imagens para ver mais detalhes da missão
Recorde-se que a primeira missão privada à ISS leva o nome de Ax-1 e tem como tripulação o investidor e filantropo canadiano Mark Pathy, o empresário norte-americano Larry Connor e o ex-piloto da Força Aérea de Israel Eytan Stibbe, juntamente com o comandante da missão e ex-astronauta da NASA Michael López-Alegría.
Cada um dos três astronautas recém-treinados pagou cerca de 55 milhões de dólares pela viagem e estadia de 10 dias na ISS, onde irão trabalhar ao lado da atual equipa de astronautas profissionais que habitam atualmente a estação espacial.
Depois de meses de treino intenso para sua viagem ao espaço, os tripulantes da Ax-1 vão realizar experiências científicas a bordo, além de atividades comerciais e de divulgação.
Já foram feitos vários adiamentos mas, quando efetivamente acontecer, já está garantido que o lançamento vai poder ser acompanhado online.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários