A chegada do módulo Nauka à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) no final de julho ficou marcada por um incidente inesperado. A situação acabou por ser controlada, com a NASA a indicar que não existiram danos a registar do sucedido e que a tripulação da ISS estava fora de perigo.

Com os ânimos já recuperados do susto, a tripulação da ISS apresenta agora uma visita guiada pelo módulo Nauka liderada pelo astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Clique nas imagens para mais detalhes

O astronauta francês, que faz parte da tripulação da ISS desde abril deste ano, começa a visita guiada com uma breve passagem pelas secções que antecedem a entrada principal do módulo, que conta com equipamentos que os cosmonautas russos estão a organizar.

Thomas Pesquet destaca o peculiar odor que se faz sentir à entrada, que descreve como uma mistura entre um cheiro a fumo com protetor solar: uma situação que é comum nos módulos recém-chegados e que é resultado da exposição ao calor do Sol.

Descubra o interior do módulo Nauka

O módulo Nauka também está equipado com uma casa de banho própria, a terceira na ISS. “Pode parecer estranho, mas isto é algo em que é necessário pensar quando se está no Espaço”, explica Thomas Pesquet, acrescentando que esta é uma situação particularmente importante à medida que as missões se tornam mais longas e que o número de membros da tripulação cresce.

Incidente com o módulo russo Nauka provoca perda de orientação momentânea da Estação Espacial Internacional
Incidente com o módulo russo Nauka provoca perda de orientação momentânea da Estação Espacial Internacional
Ver artigo

Em destaque no módulo estão várias prateleiras que serão usadas para instrumentos científicos, assim como um painel de controlo que ainda está a ser instalado do European Robotic Arm (ERA), localizado no exterior da estação espacial. Há também espaço para uma pequena cabine para astronautas, chamada Kayuta, que, de momento, está a ser utilizada para fins de armazenamento.

Já na segunda parte do Nauka é possível encontrar uma secção destinada à acoplagem de módulos adicionais no futuro, além de uma escotilha destinada a experiências científicas a serem realizadas no exterior da estação. Mas não é tudo: no topo há uma janela de grandes dimensões com uma vista privilegiada para a Terra.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.