Os engenheiros da NASA conseguiram, finalmente, resolver o “mistério” que envolvia a Voyager 1, e que estava a levar a que a sonda enviasse informação distorcida para os sistemas em Terra. O problema foi identificado no início deste ano e intrigou os especialistas, já que até à altura a sonda parecia estar a funcionar bem, recolhendo e enviando dados científicas de forma correta.

De acordo com os engenheiros, estava em causa o Sistema de Articulação e Controlo de Atitude (AACS, na sigla em inglês) da Voyager 1, que mantém a antena da sonda espacial apontada para a Terra, e que terá começado a enviar dados de telemetria a partir de um computador de bordo que tinha parado de funcionar há vários anos, levando à distorção dos dados.

A situação foi solucionada pelos operadores da missão com o envio de um comando para a sonda voltar a utilizar o computador certo. Embora o assunto esteja resolvido, os especialistas continuam sem saber o que levou a Voyager 1 a reativar o velho computador.

Lançadas há 45 anos – a Voyager 2 a 20 de agosto de 1977 e a Voyager 1 a 5 de setembro seguinte –, as sondas da NASA foram feitas para explorar o nosso sistema solar.

Clique para ver as imagens com mais pormenor

Estão hoje ambas no espaço interestelar, a região fora da heliopausa, ou da bolha de partículas energéticas e campos magnéticos do Sol.