A Google tem planos para testar protótipos em público, já partir do mês de agosto. A empresa tem vindo a explorar soluções conceptuais de realidade aumentada e quer agora pô-las à prova no mundo real. Note que a imprensa internacional tem vindo a noticiar um potencial lançamento de um headset de realidade aumentada por parte da tecnológica, em 2024.

"Os testes vão ajudar-nos a perceber se estes aparelhos conseguem ajudar as pessoas", escreveu Juston Payne, product manager da Google, num post feito no blog oficial da empresa.

"À medida que criamos experiências novas, como a navegação em AR, é necessário alimentá-las com elementos que não conseguimos recriar dentro de portas, como cruzamentos movimentados ou condições meteorológicas adversas", explica Juston Payne

A Google indica que vai testar um pequeno conjunto de protótipos. Alguns deles passarão por óculos comuns, como os que usamos diariamente, mas todos os aparelhos, independentemente do seu aspecto, terão um LED vermelho pulsante que indica a gravação de imagens para análise. Todas as pessoas gravadas durante este processo podem solicitar a eliminação das imagens.

Portáteis e casuais: conceito imagina o futuro dos headsets de realidade aumentada
Portáteis e casuais: conceito imagina o futuro dos headsets de realidade aumentada
Ver artigo

A gigante norte-americana adianta que quer testar a performance destes protótipos em casos específicos, como a tradução em tempo real, a transcrição e a descrição automática de cenários.

Importa recordar que estas foram algumas das funcionalidades referidas pela Google na última edição do I/O, quando mencionou estar a trabalhar num par de óculos de realidade aumentada, pelo que estes esforços podem ajudar a tecnológica a limar mais algumas arestas ao equipamento.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.