
O Google I/O 2022 foi palco para várias revelações, entre as novidades do Android 13, novos smartphones Pixel, Pixel Buds e até um relógio inteligente. Já no final do evento, a gigante de Mountain View também aproveitou para dar a conhecer um novo projeto na área da realidade aumentada e que pode até ter passado mais despercebido por entre o “barulho das luzes”.
O novo protótipo de óculos inteligentes desenvolvido pela Google apresenta-se como uma espécie de sucessor dos Google Glass e recorre a realidade aumentada e inteligência artificial, e possivelmente a câmaras e microfones, para traduzir conversas.
Clique nas imagens para mais detalhes
Durante o evento, Sundar Pichai, CEO da Google, realçou que a Google tem feito “sérios investimentos” em realidade aumentada, apostando da introdução da tecnologia em vários dos seus produtos e serviços. Para a empresa, a realidade aumentada tem o potencial para ajudar a ultrapassar barreiras em várias áreas e a forma como comunicamos é uma delas.
“A linguagem é fundamental para nos conectarmos com outras pessoas, mas perceber alguém que fala uma língua diferente, ou tentar seguir uma conversa quando se é surdo ou se tem dificuldades de audição pode ser um autêntico desafio”, afirmou Sundar Pichai.
Os óculos inteligentes querem ajudar a ultrapassar estas barreiras de linguagem. Embora a Google não tenha avançado muitos mais detalhes sobre as especificidades do protótipo, o vídeo partilhado pela empresa dá a conhecer um pouco mais sobre a forma como funcionam.
Veja o vídeo
Como é demonstrado no vídeo, o protótipo permite que o utilizador olhe diretamente para a pessoa com quem está a conversar. A tradução é depois projetada em tempo real nos ecrãs integrados nas lentes.
Uma vez que o projeto ainda está em desenvolvimento, ainda não há datas para o seu lançamento. Por outro lado, de acordo com rumores avançados no início deste ano, a tecnológica em na “calha” um novo equipamento de realidade aumentada que pode chegar em 2024.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários