Conhecida pelos avanços na robótica, a ETH Zurich deu mais um passo significativo ao ensinar um robot quadrúpede a subir escadotes, um desafio que até agora estava a ser difícil de superar para estas máquinas.
A experiência usou o robot ANYMal, desenvolvido pela spinoff da universidade, ANYbotics. Este robot foi equipado com garras especiais para se agarrar aos degraus dos escadotes, mas o segredo do sucesso está no uso da aprendizagem por reforço, dizem os investigadores.
Até ao momento, a maioria das tentativas de fazer robots subirem escadotes envolvia robots humanoides e escadotes adaptados, o que resultava em progressos lentos. Já o sistema desenvolvido pela ETH Zurich revelou-se muito mais eficaz, com uma taxa de sucesso de 90% em escadotes com inclinações entre 70 e 90 graus.
Veja imagens do processo na galeria
Além da habilidade para subir escadotes, a investigação demonstrou também que o ANYMal é capaz de ajustar-se em tempo real a diferentes tipos de degraus e condições. O robot apresentou uma velocidade de escalada 232 vezes superior aos sistemas atuais de última geração, o que o transforma numa solução promissora para ambientes industriais.
Veja a performance do robot num vídeo
Os resultados abrem portas para a utilização de robots quadrúpedes em inspeções técnicas autónomas, especialmente em locais perigosos e de difícil acesso, aumentando a segurança e a produtividade no sector industrial.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários