Depois de ter recuperado com sucesso o foguetão Eletron em novembro do ano passado, superando o desastroso acidente em julho, a Rocket Lab revelou que tem planos ainda maiores para o futuro. A empresa está agora a desenvolver um novo foguetão chamado Neutron, concebido para o lançamento de satélites que farão parte de mega-constelações, assim como de missões interplanetárias.
Com 40 metros de altura, o Neutron será capaz de transportar cargas até 8 toneladas. Por comparação, o Electron conta com um limite de cargas de 300 kg. Porém, à semelhança do seu predecessor, o novo foguetão contará com um primeiro estágio reutilizável, o qual a empresa planeia recuperar após cada lançamento.
De acordo com Peter Beck, fundador e CEO da Rocket Lab, o desenvolvimento de mega-constelações de satélites precisa de ser planeado estrategicamente, porém, o mesmo não se verifica atualmente, uma vez que os foguetões usados para este efeito partem para o Espaço com cargas bem abaixo da sua capacidade total. O responsável afirma que “esta é uma forma incrivelmente cara e ineficiente de construir uma constelação de satélites”.
Assim, a Rocket Lab afirma que o Neutron permitirá uma melhor abordagem em matéria de construção de mega-constelações de satélites, permitindo levar cargas de forma mais eficiente e poupar custos.
Os lançamentos do Neutron serão realizados a partir do Mid-Atlantic Regional Spaceport, localizado nas instalações na NASA no Estado norte-americano da Virgínia. Segundo a Rocket Lab, o primeiro lançamento do novo foguetão está previsto para 2024.
Recorde-se que durante a mais recente edição do Web Summit Peter Beck tinha já dado a conhecer que entre os planos da Rocket Lab está também uma ambiciosa missão a Vénus em 2023, onde o objetivo é ajudar os cientistas a perceber se há indícios de vida no planeta.
Em 2021, e em parceria com a NASA, a Rocket Lab vai lançar um satélite CubeSat para a órbita da Lua, no âmbito do Programa Artemis. A missão assume-se com um dos momentos-chave da preparação para a chegada de astronautas à Lua, incluindo a primeira mulher a pisar a superfície lunar, em 2024.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
25 imagens extraordinárias mostram a beleza da natureza em fotografias de vida selvagem -
App do dia
Nova app Daze quer transformar mensagens em verdadeiras obras de arte digitais -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários