A indústria dos eVTOL, veículos elétricos com capacidade de levantar voo e aterrar, ainda está em desenvolvimento. Passam-se anos dos testes realizados daquele que poderá ser a nova realidade da mobilidade urbana. Mas a Rictor parece querer ir um pouco mais longe com o termo “mobilidade”.

A sua proposta chama-se Skyrider X1, um motociclo de passageiros anfíbio, com sistema de orientação com planeamento automático de rota e sistema de levantar voo e aterragem. O que difere este veículo de outras propostas é a sua capacidade de circular no solo, voar e ainda deslocar-se na água na sua oferta de mobilidade.

A Rictor mostrou em Las Vegas o motociclo voador, entre outros produtos de mobilidade da empresa. O veículo tem um sistema de oito hélices baseados em quatro eixos. O seu habitáculo foi construído em fibra de carbono e alumínio de classe de aviação para garantir mais durabilidade e performance.

Veja na galeria imagens do Rictor Skyrider X1:

O Skyrider X1 atinge uma velocidade máxima de 100 km/h e uma duração de voo até 40 minutos. O veículo tem uma entrada de carregamento de 50 kW.

Quanto a funcionalidades inteligentes, o veículo tem capacidade de planear automaticamente as rotas, identificando o melhor caminho de voo baseado nos destinos apontados. Consegue adaptar-se em tempo real a mudanças de meteorologia, ajustando automaticamente a altitude, velocidade e a direção para uma viagem mais segura e eficiente.

Veja o vídeo:

Os condutores não precisam preocupar-se com o levantar voo e aterragem, pois o sistema assume automaticamente estas manobras. Enquanto o veículo levanta voo, os condutores podem definir os destinos, que este faz o resto. Obviamente que existem opções de controlo manuais para os condutores que desejem a experiência das operações, incluindo o uso do joystick.

A empresa assegura que o veículo é seguro, com sistemas de controlo de voo triplos de redundância. Tem proteções de segurança da bateria e ainda a integração de paraquedas de emergência. A Rictor diz que a sua proposta eVTOL é mais acessível que outras, mas não adiantou o preço ou o lançamento do veículo.