É com grande antecipação que os fãs de Star Wars recebem mais um jogo da saga, sobretudo importante porque este ano não há novos filmes da saga criada por George Lucas. A Electronic Arts continua a produzir experiências narrativas originais encaixadas no cânone geral do universo. Star Wars Squadrons é o novo capítulo da saga em videojogos e desta vez centra-se sobretudo nos controlos das principais naves espaciais do universo, como a X-Wing dos rebeldes ou o Tie Fighter do Império.

A história situa-se cronologicamente entre a Batalha de Endor e a destruição da segunda Death Star, oferecendo uma perspetiva alternada entre dois pilotos: Rao Highmoon do New Republic's Vanguard Squadron e Case Kassandora do esquadrão Empire's Titan. E nesse sentido, o incentivo necessário para experimentar as quatro classes de naves disponíveis, entre caças, intercetores, bombardeiros e suporte nas diferentes missões disponíveis ao longo da campanha.

Tratando-se essencialmente de um simulador de naves, este jogo recorda os tempos dos títulos lançados pela LucasArts, nomeadamente X-Wing Vs Tie Fighter, o que incentiva a utilizar um bom joystick, pelo menos na versão PC. Até porque o jogo será experienciado totalmente através de uma perspetiva na primeira pessoa, com visão para o painel de instrumentos da nave.

Durante a campanha, as personagens recebem experiência, desbloqueando novas armas, escudos, upgrades para as naves e outros itens cosméticos tanto para o piloto como para os veículos.

Para além da campanha narrativa, que certamente servirá para ensinar o essencial dos controlos das naves, poderá entrar nas batalhas online no modo Dogfight. Tal como o nome indica, para quem gosta de dogfights, esta proposta pretende puxar pelos fãs da saga a defender o seu lado do conflito. Dois grupos de cinco jogadores irão combater entre si, em escaramuças baseadas num sistema semelhante a Team Deathmatch. Outro modo multijogador chama-se Fleet Battles, e neste caso, o objetivo passa por encontrar e destruir naves capital, ganhando a equipa que destruir a nave principal do adversário.

O interessante é que o jogo oferece ainda suporte de realidade virtual nas versões PS4, através do PS VR, ou no PC, suportando os headsets Valve Index, HTC Vive, Oculus Rift e o Windows Mixed Reality. O objetivo é criar toda a imersão dos pilotos virtuais, como se tivessem mesmo num cockpit de uma nave.

Star Wars Squadrons está disponível no PC, PS4 e Xbox One. No que diz respeito às consolas de próxima geração, o jogo não será lançado nestas plataformas, mas pode ser jogado através de retrocompatibilidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.