As imagens que são publicadas diariamente sobre a guerra da Ucrânia são sempre impressionantes, a escalada de destruição causada pelos ataques russos a casas, apartamentos e estruturas públicas como escolas que continuam sem fim à vista. Mas é do alto do céu, através de satélite, que essas cenas ganham uma nova proporção.

As imagens de satélite da Maxar Technologies continuam a mostrar uma perspetiva alargada da escala dos estragos registados no país durante o mês de janeiro. Em janeiro, as cidades Yakovlivka, Bakhmut e Soledar foram algumas das que mais sofreram com os avanços do exército russo, não poupando as zonas residenciais, escolas e campos.

Veja na galeria as imagens de satélite da destruição causada pela guerra na Ucrânia:

É possível observar com um campo a Este de Bakhmut completamente esburacado pelos bombardeamentos. Mas também os armazéns agrícolas em Yakovlivka destruídos, assim como apartamentos, casas e escolas em Soledar e Pokrovske. A utilização das proteções das estradas em pirâmide, conhecidos como Dragon’s teeth, também foi registado numa das imagens, captada a sul de Pokrovske, assim como trincheiras registadas em Bakhmut.

Também em janeiro, as imagens de satélite mostraram a expansão de um cemitério do Grupo Wagner na Rússia ao longo dos meses da guerra. Registou-se 170 sepulturas no cemitério utilizado pelo grupo de mercenários em janeiro, quase sete vezes mais o número que existia no registo anterior do local em novembro. A localização do cemitério, perto de uma das principais zonas de treino do grupo na localidade de Molkin, foi tornada pública em dezembro do ano passado por Vitaly Wotanovsky, ativista russo e antigo membro da Força Aérea Russa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.