A Toyota acredita que é possível oferecer modelos de automóveis desportivos, de alto desempenho, sem a necessidade de emitir carbono na atmosfera. E apresentou dois modelos conceptuais desportivos, com um design aerodinâmico e linhas distintas, neutros de carbono.
O desportivo FT-Se é um modelo de dois lugares, que a Toyota diz ter um comportamento melhorado na sua capacidade de curvar e travar, recorrendo a componentes menores e mais leves. As baterias de última geração, mantendo um tamanho compacto, mas com mais densidade energética prometem uma maior autonomia. Mas a capacidade de personalização da viagem e a evolução do comportamento do automóvel em relação ao estilo de vida do condutor, parece ser o seu cartão de visita.
Veja na galeria imagens dos modelos conceptuais Toyota FT-Se e FT-3e:
A fabricante explica que a siga FT-Se significa Future Toyota Sports Electric e pretende recuperar memórias dos automóveis desportivos clássicos do passado. A Toyota optou por um design dianteiro vanguardista, combinando curvas suaves com linhas agressivas. Para isso conta a sua longa silhueta com linhas aerodinâmicas e um spoiler traseiro saliente.
No interior terá um cockpit de última geração, onde se pretende oferecer ao condutor controlos intuitivos, propondo uma condução mais envolvente. O seu painel de bordo é mais baixo de forma a salientar a boa visibilidade da estrada. Para proteger os joelhos do condutor e passageiro das forças G durante a condução, o veículo introduz novos apoios almofadados.
Além das baterias serem de alta densidade energética, o desempenho do veículo assenta na sua combinação com a redução do tamanho e do peso dos componentes, tais como o motor, transmissão e unidade de ar condicionado. As futuras atualizações de software vão permitir introduzir novas funcionalidades, assim como a personalização do condutor.
O outro modelo desvendado pela Toyota é o FT-3e, mostrado pela primeira vez na Europa, durante o fórum Kenshiki em Bruxelas. Este modelo conceptual tem uma arquitetura BEV, a mesma que sustenta o FT-Se, mas também o sedan de luxo Lexus LF-ZC. Esta arquitetura foi criada para atingir o peso mais baixo possível dos seus veículos, assim como uma aerodinâmica otimizada para aumentar a eficiência e autonomia.
A Toyota frisa os seus ecrãs digitais do FT-3e, que se estendem desde a partir inferior da carroçaria até à secção superior da porta. Estes apresentam informações à medida que o condutor se aproxima do veículo, desde o seu estado de carga da bateria, assim como a temperatura interior e a qualidade do ar.
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