E depois do avistamento de mais uma aurora boreal e da passagem do cometa do século pelos céus de Portugal, só faltava mesmo ao mês de outubro trazer a superlua mais brilhante do ano. E já não falta porque “ela anda aí”.

A Lua do Caçador apareceu ontem e promete continuar a iluminar a noite desta sexta-feira e madrugada de sábado. As primeiras imagens do fenómeno encheram as redes sociais, partilhadas de diferentes partes do mundo.

Clique nas imagens para mais detalhes

Igualmente conhecida como Lua da Semente ou Lua Gentil, entre outros nomes, a Lua Cheia de outubro é a terceira das quatro superluas de 2024, sucedendo à Lua Azul, em agosto, e à Lua das Colheitas, de setembro. A próxima e última superlua do ano deve chegar no dia 15 de novembro, sendo conhecida como a Lua do Castor.

Tirou fotos à Superlua Azul? Por aqui escolhemos as melhores e não deixámos Portugal de fora
Tirou fotos à Superlua Azul? Por aqui escolhemos as melhores e não deixámos Portugal de fora
Ver artigo

A designação "superlua" refere-se ao fenómeno astronómico em que a Lua Cheia coincide com o perigeu: o ponto em que a Lua está mais próxima da Terra durante a sua órbita. Como resultado, parece maior e mais brilhante no céu em comparação com uma Lua Cheia normal. A expressão foi popularizada pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, embora a comunidade científica prefira usar o termo mais técnico “Lua Cheia no perigeu”.

Quando a Lua Cheia ocorre próxima do perigeu, pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu (ponto mais distante da Terra). Essa maior proximidade intensifica a perceção do tamanho e do brilho.

O momento em que a Lua surge no horizonte pode proporcionar uma visão ainda mais impressionante, com a ilusão de ótica que a faz parecer maior.

Já sabe que para melhor observar a superlua - ou qualquer outro fenómeno cósmico noturno - deve procurar um local com pouca poluição luminosa, como áreas rurais ou de campo aberto.