A maior atividade do Sol tem levado a que auroras boreais estejam a iluminar os céus um pouco por todo o mundo, mesmo em locais onde tal não costuma ser comum, como em Portugal.
Depois de maio e de agosto, o fenómeno voltou a acontecer na noite desta quinta-feira, “à boleia” de uma forte tempestade solar registada há uns dias - que chegou a merecer aviso das entidades norte-americanas pela sua intensidade e por coincidir com os efeitos do furação Milton.
Évora, Viseu, Coimbra e Leiria foram alguns dos locais em Portugal onde foi possível assistir ao espetáculo celestial, mas há imagens registadas em vários pontos da Europa e dos Estados Unidos.
Veja as imagens registadas em Portugal e noutras partes do mundo
As auroras boreais costumam surgir nas regiões polares, nos extremos do planeta. Normalmente, ocorrem porque as erupções solares “empurram” na direção da Terra partículas carregadas de luz e energia. Essas partículas interagem com a atmosfera, gerando as luzes coloridas.
Nos últimos tempos, no entanto, têm aparecido em latitudes menos comuns e até raras, como é o caso de Portugal, que já tinha sido “presenteado” por duas vezes este ano: no mês de maio e em agosto.
Recorde as melhores imagens das auroras boreais de agosto
Tal como na Terra, também tem havido direito a espetáculo a partir do espaço. Neste caso, as imagens foram mais uma vez partilhadas pelo astronauta da NASA Matthew Dominick.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários