Esta é a semana da Xbox no Summer Fest, o evento global de videojogos que surgiu para colmatar a ausência dos grandes certames de videojogos como a E3 e a Gamescom, devido à COVID-19. Para criar um ambiente festivo, a Microsoft disponibilizou na sua plataforma Xbox One 66 demonstrações, tal como se fosse um Show floor de um evento, com a diferença que todos os fãs podem experimentar, e não apenas os profissionais que viajam para os locais.

O Xbox Games Showcase é a segunda grande amostra de jogos do catálogo Xbox, depois de uma primeira apresentação onde foram revelados alguns títulos, sobretudo produzidos por editoras externas. Entre as novidades espera-se a primeira amostra de Halo Infinite, um dos grandes exclusivos das plataformas da Microsoft, o qual já foi prometido no serviço xCloud no seu lançamento.

O evento começou exatamente com um trailer de Halo Infinite, com a construção da armadura de Master Chief, o icónico protagonista da série. O Spartan 117 está de regresso em mais um capítulo da série FPS. Depois do pequeno teasing, a Microsoft fez questão de mostrar o ecrã principal e premir o famoso botão "start", piscando o olho à comunidade que esta era uma demonstração real e não apenas mais um CGI. Pela demonstração, a jogabilidade deste FPS está bastante familiar, a nível de HUD, armas e até viaturas. Mesmo muitos dos inimigos Covenant serão rapidamente reconhecidos.

Master Chief tem um gancho para agarrar-se aos inimigos e projetar-se. Foi mostrado ainda um mapa tático geral, com diferentes objetivos, ficando a sensação de que o novo capítulo pretende oferecer mapas das missões com maior abertura para exploração. De notar ainda a escala das paisagens. Halo Infinite tem data marcada para o Natal de 2020. Segundo Chris Lee, o líder da 343 Industries, está confirmado a exploração de um novo mapa do Halo Ring, bem maior que os anteriores. Prometeu ainda que o jogo vai correr a 60 FPS.

Sem grande surpresa, foi revelado um teasing de State of Decay 3.

Phil Spencer deu as boas-vindas à "plateia", revelando que todos os jogos mostrados hoje estão disponíveis no seu lançamento no serviço Xbox Game Pass. Revelou ainda que o seu estúdio Turn 10 está a desenvolver o reboot de Forza Motorsport, mostrando um trailer de gameplay capturado a partir do motor do próprio jogo. Este título de condução será lançado na Xbox Series X e no PC.

O jogo seguinte é da Rare, um novo trailer do esperado Everwild. Trata-se de uma aventura, com estilo artístico cartoon, repleto de magia, onde a natureza parece ter um papel importante. Seguiu-se a nova aventura da Dontnod Entertainment, Tell Me Why.

A Moon Studios está a trabalhar numa nova versão de Ori and the Will of Wisps para a Xbox Series X, prometendo animações a 120 FPS, e com uma banda sonora orquestrada com maior fidelidade. O jogo chega no final do ano ao PC e Xbox. Para quem gostou do RPG Outerworlds, a expansão Outerworlds: Peril on Gorgon chega já a 9 de setembro. E ainda da Obsidian, este verão será lançado a aventura de sobrevivência, em que os jogadores são miniaturas perdidas no jardim da casa em Grounded. Os fãs podem mesmo jogar uma demo no final de julho. E como não há duas, sem três, o estúdio revelou o seu novo RPG, através de um trailer cinemático: Avowed, para PC e Xbox Series X e foi construído de raiz para tirar partido da próxima consola da Microsoft.

A francesa Interior/Night revelou o seu novo título, um drama interactivo, com uma direção artística muito peculiar, bem ao estilo de banda-desenhada chamado As Dusk Falls. Da Ninja Theory, a sequela de Hellblade Senua's Sacrifice foi um dos primeiros jogos confirmados pela Xbox na primeira mostragem. O estúdio trouxe mais material para mostrar, confirmando que muitos dos cenários e sequências foram filmadas na Islândia.

Quem não faltou à festa foi a Double Fine de Tim Schafer, num vídeo que mostrou o regresso do ator JAck Black a trabalhar com o estúdio, desta vez no muito esperado Psychonauts 2. Jack Black cantou um dos temas da aventura, o que ainda deixa mais antecipação desta nova aventura paranormal de plataformas. O jogo foi confirmado para as duas consolas da Microsoft e PC.

A Microsoft confirmou que a Bungie está a trabalhar numa nova versão de Destiny 2 otimizada para a Xbox Series X, assim como conteúdos que vão chegar ao xCloud, o serviço de cloud gaming da Microsoft. A partir de setembro, quando o serviço por lançado, até nos smartphones vai ser possível jogar o MMO de ação do estúdio. A expansão Beyond the Light foi também confirmado para 10 de outubro. Todo o material ficará também disponível gratuitamente para subscritores do Game Pass.

A GSC Game World mostrou também S.T.A.L.K.E.R. 2, um FPS em produção há muitos anos, mas que se pensava já ter cancelado por falta de notícias. Também a Far Shark games apresentou um novo Warhammer 40: Darktide, previsto para o próximo ano no PC e Xbox Series X. A adaptação de Tetris Effect à consola é outra confirmação do evento. Um jogo de ação na terceira pessoa, em que a personagem explora um mundo alienígena, repleto de criaturas perigosas e uma vegetação estranha é a proposta do título The Gunk.

Curioso a aventura de terror, que nos oferece uma dupla realidade: duas versões da mesma personagem em dois mundos distintos. O jogo promete dividir-se em dois ecrãs, com gameplay diferente em The Medium da Blooper Team. E a comemorar os 20 anos de Phantasy Star Online, a Sega revelou um novo mundo deste MMO de ação, revelando criaturas gigantescas. O jogo apresenta um estilo cartoon anime. Phantasy Star Online 2 New Genesis vai chegar em breve às plataformas da Microsoft.

Grande curiosidade para a campanha narrativa de CrossFire, a cargo do estúdio finlandês Remedy Entertainment, da série mais jogada de sempre da Smilegate. O teasing mostrou muita ação, sequências de encher o olho, em câmara lenta, como é apanágio do estúdio. O jogo ainda vai chegar este ano às duas consolas Xbox.

Uma surpresa da Playground Games, a criadora da série Forza Horizon é a nova aventura de Fable, um jogo que há muito estava na lista dos rumores, em produção no estúdio. Curioso a famosa série RPG, criada por Peter Molyneux no seu tempo da Lionhead Games, ter sido entregue a um estúdio com pedigree ligado aos jogos de condução.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.