O WinPlay é uma espécie de ponte que a Xiaomi criou para tornar compatível no seu sistema operativo HyperOS os jogos disponíveis para PCs com o Windows. Sim, pode instalar os títulos que tem na biblioteca do Steam ou do GoG diretamente para o tablet, permitindo a mesma experiência de gaming de PC, mas em formato portátil, no tablet.
O emulador funciona de forma similar a outros projetos, como o Winlator, que permite correr software Windows x86 e x64 em Android. A Xiaomi também está a apostar neste formato, mas no seu caso, o WinPlay está totalmente focado no gaming. A fabricante aponta que a performance gráfica tem uma perda de apenas 2,9%, uma vez que tudo é processado no tablet, sem necessidade de ligação online para funcionar, como refere Zhang Guoqun, diretor do departamento de desenvolvimento de software da Xiaomi Mobile, numa mensagem na rede social Weibo.
A Xiaomi tem partilhado nas redes sociais chinesas algumas amostras da funcionalidade, suportando o Steam, que é a plataforma mais utilizada na distribuição de jogos no PC. Ainda assim, por tratar-se de uma emulação, não há garantias que todos os jogos corram a 100%, mas espera-se resultados muito positivos para quem deseje uma alternativa mais portátil. Bastará emparelhar um comando ao tablet e jogar.
Veja na galeria imagens do Xiaomi WinPlay:
Os testes estão a ser feitos no seu tablet, equipado com um processador Snapdragon 8 Gen 2, que tem um mínimo de 8 GB de RAM (até 16 GB). Zhang Guoqun explica que o WinPlay utiliza tecnologia de virtualização de três camadas para o conjunto de instruções, uma interface API e os recursos gráficos necessários para executar os jogos do Windows, equivalente a ajudar a construir um ambiente virtual completo no tablet da Xiaomi.
É referido que o consumo de energia a correr o jogo é muito baixo. Deu o exemplo de Tomb Raider 9, capaz de correr com uma média de 45 FPS, mantendo um consumo de energia do tablet de 8,3 W a correr nativamente os jogos. “Isto é possível porque o sistema Xiaomi HyperCore reescreve a arquitetura subjacente do sistema”, aponta o engenheiro. E diz que pode aprofundar na camada do kernel do sistema para realizar um agendamento da potência de computação da GPU, alocar recursos para mostrar a imagem de forma inteligente e reduzir o impacto da sua execução.
Veja a demonstração no vídeo:
Na teoria, os jogos do Windows reduzem a carga de recursos e oferecem uma experiência estável. Foram ainda adaptados os periféricos como o teclado, rato e comando através de Blutooth, suportando até quatro jogadores na mesma plataforma, com toda a experiência háptica dos jogos originais.
Zhang Guoqun diz que o WinPlay é uma tecnologia totalmente nova e que a empresa ultrapassou diversos problemas técnicos que nunca foram superados por outras propostas que chegaram antes. Ainda assim, esta plataforma não está pronta para consumo, estando em testes beta internos. “Não temos planos para lançar uma versão oficial a curto prazo e está limitado ao Xiaomi Mi Pad 6S Pro 12.4”, conclui na descrição da tecnologia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários