
Na edição do ano passado do Mobile World Congress, a Xiaomi levou o seu primeiro automóvel elétrico SU7 para o evento dedicado, sobretudo, à indústria dos smartphones. Com o primeiro modelo a ter sucesso no mercado chinês, a fabricante vai repetir o feito e trazer para a Europa o Xiaomi SU7 Ultra, que ainda está em fase de protótipo.
Esta versão desportiva SU7 Ultra tem desafiado os limites da velocidade e bateu um novo recorde, o do carro de quatro portas mais rápido no circuito Nürburgring Nordschleife, em outubro de 2024.
O protótipo do modelo SU7 Ultra já tinha registado uma capacidade de aceleração dos 0-100 km/h em 1,97 segundos. O veículo desafia qualquer outro modelo tradicional a combustível referindo que consegue uma aceleração dos 0-200 km/h em apenas 5,96 segundos e ainda dos 0-300 km/h em 15,07 segundos, para uma velocidade máxima acima dos 350 km/h.
Veja na galeria imagens do Xiaomi SU7 Ultra:
Já se sabia que as primeiras entregas da versão comercial estavam previstas para março de 2025, embora apenas na China, com um preço de rondar os cerca de 105 mil euros. Mas isso não impede a Xiaomi de continuar a “espicaçar” os entusiastas dos automóveis europeus com a presença em eventos como o MWC.
Antes disso, a fabricante recebeu uma visita no Xiaomi Campus do protótipo do SU7 Ultra, resultando em novas fotografias partilhadas por Lei Jun, fundador e CEO da empresa. A fabricante terá marcado o dia 27 de fevereiro para o lançamento oficial do veículo no mercado chinês, num evento em Pequim, aponta a imprensa chinesa. No mesmo dia chega à China o Xiaomi 15 Ultra, que também estará presente no Mobile World Congress.
De recordar que o modelo conta com o mesmo sistema de três motores e uma bateria de alta potência da versão anterior, neste caso concebida para pista. O veículo tem o sistema avançado de travagem, garantindo uma imobilização do veículo a uma velocidade de 100 km/h em 30,8 metros. O automóvel de quatro portas está preparado de fábrica para ser utilizado em estrada ou em pista.
Veja no vídeo o recorde de velocidade do automóvel:
Pegando no design inicial do Xiaomi SU7 Max, este modelo Ultra inclui um kit aerodinâmico com maiores dimensões, para uma postura mais agressiva na estrada. À frente tem um splitter frontal e um defletor de ar, acompanhado de lâminas de ar em formato “U”, para que seja aumentada a força descendente frontal. A grelha de entrada foi alargada, o que aumenta a área de refrigeração em 10%.
Na parte traseira tem um difusor ativo ajustável em duas configurações para se adaptar ao equilíbrio de arrasto e a força descendente e dessa forma garantir um consumo energético reduzido numa condução normal. Tem ainda um spoiler fixo em fibra de carbono para manter uma força descendente a alta velocidade.
Para o interior do sedan, a Xiaomi criou um design de carro desportivo, tendo melhorado a aerodinâmica dos bancos e volante. Os bancos desportivos têm suporte lateral ativo, para uma resposta mais rápida e maior estabilidade. O volante foi construído em fibra de carbono, revestido com um tecido microfibra Alcantara. O volante tem um marcador amarelo em posição das 12 horas para ajudar o piloto nas manobras em alta velocidade. Não fugindo aos tons amarelos que caracterizam este SU7 Ultra, os cintos de segurança têm adornos da mesma cor. E ainda tem um botão “boost” vermelho no volante.
Ainda não se sabe quando é que os automóveis da Xiaomi chegam ao mercado internacional, nomeadamente, a Europa, informações que a fabricante poderá dar durante o Mobile World Congress marcado para a próxima semana.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários