O Apple Vision Pro, que pode chegar aos Estados Unidos em março do próximo ano, tem dado que falar, seja pelas funcionalidades que promete como pelo preço de quase 3.500 dólares. Agora, há um novo concorrente no ringue da realidade virtual e aumentada, onde, além da Apple, empresas como a Meta se estão a tentar destacar.

Desenvolvido pela finlandesa Varjo, o XR-4 é um headset com suporte a realidade virtual e aumentada. Ao contrário do Apple Vision Pro, foi concebido para uso empresarial, embora o seu preço seja igualmente avultado, começando nos 3.990 euros.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Além da versão “standard”, a Varjo tem também um modelo mais focado na realidade aumentada, o XR-4 Focal Edition, com preços que começam nos 9.99o euros. Incluído na nova linha de headsets ainda o modelo XR-4 Secure Edition, feito para ser utilizado em cenários onde a segurança é fundamental, como em aplicações militares.

Veja o vídeo 

Note-se que o XR-4 não é um headset standalone, necessitando de uma ligação a um computador para funcionar. O modelo base da linha está equipado com dois ecrãs mini-LED com resolução 4K, taxa de atualização de 90 Hz e 200 nits de brilho. De acordo com a marca finlandesa, o XR-4 chega com um campo de visão 50% mais amplo do que a geração anterior de headsets.

O headset da Varjo dispõe também de câmaras de 20 MP no sistema de passthrough de realidade mista e um sensor LiDAR. O XR-4 suporta áudio espacial e tecnologia de rastreamento ocular e é acompanhado por comandos que permitem aos utilizadores navegar pelos ambientes virtuais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.