
Divulgando os resultados finais do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em Todos os Domínios Científicos 2023, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) revelou ter concedido 1.488 novas bolsas. Do número total, 1.156 estão incluídas na Linha de Candidatura Geral, que registou uma taxa de aprovação de 37,5%, e 332 na Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico, com uma taxa de aprovação de 75,3%.
O investimento associado a estas bolsas é de 115,3 milhões de euros, 89,5 milhões na linha de candidatura geral e de 25,8 milhões nas bolsas em ambiente não académico, "o que corresponde ao previamente previsto à data de lançamento do concurso", refere a FCT em comunicado.
A análise dos resultados finais do concurso de 2023 mostra que, das 1.488 bolsas do concurso, 56% serão atribuídas a mulheres e 44% a homens.
Em 81% das bolsas atribuídas, a investigação será realizada integralmente em instituições portuguesas, 17% das bolsas serão mistas (parte em instituições portuguesas e parte em instituições estrangeiras) e 2% serão realizadas integralmente em instituições estrangeiras.
Entre os candidatos selecionados 76% têm nacionalidade portuguesa e, no total, estão propostos para financiamento candidatos de 57 países, destacando-se, nos candidatos estrangeiros, as nacionalidades brasileira, iraniana, italiana e espanhola.
A área científica de Ciências da Engenharia e Tecnologias representa 24% das candidaturas propostas para financiamento, seguindo-se Ciências Sociais (22%), Humanidades (16%), Ciências Médicas e da Saúde (14%), Ciências Naturais (10%), Ciências Exatas (8%) e, finalmente, Ciências Agrárias (6%).
Cerca de metade dos novos bolseiros em ambiente não académico prevê desenvolver investigação em empresas e mais de 10% dos planos de trabalhos em ambiente não académico contemplam investigação a ser desenvolvida em entidades da Administração Pública.
Nestas 332 novas bolsas de investigação aprovadas para financiamento nesta linha, haverá, também, investigação que decorrerá em hospitais, museus, Centros de Tecnologia e Inovação, entidades do terceiro setor e outras, refere a FCT.
"Pela primeira vez, o processo de avaliação assumiu uma taxa de renovação média dos membros dos painéis de 80%, ampliando e diversificando o universo de especialistas que colaboram com a FCT em processos de avaliação", refere o organismo em comunicado.
A lista final das candidaturas aprovadas e o número de bolsas por painel pode ser consultada nas páginas da FCT relativas à Linha de Candidatura Geral e à Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico, na secção de Documentos do Concurso no separador Resultados.
Para mais informações sobre a contratualização das novas bolsas de investigação ou pronúncia sobre os resultados divulgados, os interessados deverão consultar o Aviso de Abertura do Concurso ou os Serviços da FCT.
O próximo Concurso para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os domínios científicos será anunciado em 2024.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários