É um entusiasta da observação celeste? Prepare-se, porque é já a 27 de abril que ocorre uma das primeiras Super Luas previstas para 2021. Mas há mais motivos para observar o céu noturno em abril, incluindo uma chuva de “estrelas”.

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explica que a Super Lua de abril ocorrerá quando o nosso satélite natural se encontrar simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.

De acordo com o OAL, no dia 27, pelas 04h32 (hora de Lisboa), o satélite natural estará na fase de Lua Cheia, atingindo o perigeu no mesmo dia às 16h22, altura em que se encontrará a 357.377, 973 quilómetros da Terra.

Pelas 21h06, a Lua vai parecer maior do que o habitual. Como é possível ver na imagem que se segue, a Super Lua estará localizada na constelação de Balança e, acima dela, poderá ver-se o triângulo da Primavera formado pelas estrelas Arcturo, Espiga e Régulo. Além disso, no dia 28, a Lua nasce às 22h25 e vai continuar a parecer maior do que o habitual.

O céu noturno a 27 de abril
créditos: OAL

Poderá também assistir à primeira Super Lua do ano na Internet, com a ajuda do telescópio virtual do Observatório Astronómico Bellatrix, em Itália. O vídeo em direto a partir de Roma vai ser transmitido no dia 26 de abril a partir das 18h15, hora de Lisboa e poderá acompanhá-lo no seu website ou canal de YouTube.

A segunda Super Lua de 2021 está prevista para 26 de maio e, no mesmo dia, ocorrerá um Eclipse total da Super Lua. Segundo o OAL, o seu perigeu acontecerá pelas 02h49 e o seu instante de Lua Cheia às 12h14 do mesmo dia.

O Eclipse total Super Lua ocorrerá por volta do meio-dia, embora a sua observação não seja visível uma vez que acontecerá à luz do dia. Assim, no dia 26, a lua começará a entrar na penumbra pelas 09h46. Já às 10h45, entra na sombra e ficará totalmente coberta pelas 12h10, com o eclipse a atingir o seu máximo cerca de nove minutos depois. A partir das 13h53, a Lua sairá completamente da sombra e a última fase do eclipse terminará às 14h51.

Recorde-se que em 2020 aconteceram três Super Luas: a primeira em março, a segunda em abril e a terceira em maio. Embora em alguns casos a observação em Portugal tenha sido condicionada por nuvens, como aconteceu na última Super Lua do ano, fotógrafos profissionais e amadores conseguiram captar os fenómenos um pouco por todo o mundo.

Clique nas imagens para recordar as Super Luas Cheias de 2020

Uma chuva de "estrelas" e vários planetas visíveis a "olho nu"

Além de uma Super Lua, o OAL detalha que abril ficará também marcado pela ocorrência da chuva de meteoros das Líridas. O fenómeno, visto como uma das chuvas de “estrelas” de menor intensidade, tem uma duração de visibilidade entre os dias 14 e 30 de abril, com uma atividade máxima de 18 meteoros.

O pico das Líridas acontecerá no dia 22 de abril por volta das 14h00, impedindo a observação do máximo da sua atividade. Os especialistas indicam que, uma vez que a constelação só começa a nascer depois da meia-noite, as observações devem-se iniciar na segunda metade da noite a nordeste.

OAL | Chuva de meteoros das Líridas
créditos: OAL

A chuva de meteoros das Líridas está associada aos restos de poeira deixados pela passagem do cometa Tatcher. O OAL explica que quando as partículas entram na atmosfera terrestre provocam um fenómeno de “estrelas cadentes”. O nome da chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes que parecerem sair da constelação da Lira.

Ao longo de abril será também possível observar vários planetas a "olho nu". Marte será visível durante a primeira parte da noite na constelação de Touro, movendo-se depois para a de Gémeos.

Tanto Júpiter como Saturno poderão ser vistos ao amanhecer na constelação de Capricórnio, na direção sudeste. Será possível observar Vénus e Mercúrio a partir dos dias 21 e 24 de abril, respetivamente, na constelação de Peixes, passando depois para a de Carneiro.

O OAL avança ainda que Urano estará visível na constelação de Peixes e Neptuno na constelação de Aquário, onde permanecerá durante todo o resto do ano. Ambos os planetas terão de ser observados com telescópio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.