Desta vez o fenómeno que faz com que a Lua Cheia esteja 14% maior e 30% mais brilhante foi visto nas noites de 6 para 7 e de 7 para 8 de maio, em várias latitudes, com direito a transmissão pela Internet. E voltou a atrair fãs da astronomia e da fotografia, como já tinha acontecido na primeira Super Lua Cheia do ano, em março e na segunda, em abril.

Em Portugal a melhor hora para a observação foi indicada pelo Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) , que partilhou o calendário no seu site . No dia 6, a melhor altura para observar a Super Lua era logo no nascimento , quando estava mais perto do horizonte, o que aconteceu pelas 19h35 em Lisboa, 19h36 no Porto, 19h34 em Coimbra, 20h00 no Funchal e 19h43 em Ponta Delgada.

Já no dia 7, o momento surgiu mais tarde, pelas 20h50 em Lisboa, 20h53 no Porto, 20h50 em Coimbra, 21h11 no Funchal e 20h58 em Ponta Delgada.

Super Lua Cheia | 6 e 7 de maio
créditos: Observatório Astronómico de Lisboa

Em alguns locais, também em Portugal, a observação foi afetada pelas nuvens, mas ainda assim as imagens que circulam online têm o encanto habitual.

O telescópio virtual do Observatório Astronómico Bellatrix, em Itália transmitiu o vídeo em direto a partir de Roma, numa emissão que começou às 19h30, hora de Lisboa.

Clique na galeria para recordar as Super Luas Cheias de 2020

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.