Esta foi a maior Super Lua das três previstas do ano, um fenómeno que valia a pena observar a partir de qualquer janela numa altura em que meio mundo está de quarentena, mas, como é habitual, os fotógrafos posicionaram-se estrategicamente para captar as melhores imagens, nos locais mais icónicos de todo o globo.

Desta vez a curiosidade era ainda maior porque esta foi também chamada de "Pink Moon", um nome atribuído pelos norte americanos mas que não é adotado pelos astrónomos. E não significa que a Lua iria ficar cor de rosa, mas tem simplesmente a ver com a época do ano.

Em Portugal a Super Lua podia ser observada a partir das 19h30 de ontem, quando nasceu no horizonte, a melhor hora para a observação devido à ilusão ótica que fazia com que parecesse 5% maior.

 De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa,  esta noite Lua esteve 14% maior e 30% mais brilhante. O fenómeno deve-se ao facto de a Lua atingir a distância mínima da Terra poucas horas depois de ocorrer o instante da fase de Lua Cheia. Enquanto o desfasamento entre os dois instantes em março foi de quase 13 horas, neste caso a duração total é de apenas 8h28. Para além disso, esta noite a fase do perigeu acontece às 18h08, com o instante da fase da Lua Cheia com início às 3h35 desta madrugada. Estima-se que durante este fenómeno a Lua se aproxime a uma distância de 356.906 Km da Terra.

Super Lua Cheia | 9 de abril de 2020
Observatório Astronómico de Lisboa

Numa altura em que o isolamento social é uma realidade para grande parte da população, também era possível assistir à Super Lua Cheia na Internet, com a ajuda do telescópio virtual do Observatório Astronómico Bellatrix, em Itália. O vídeo em direto gravado em Roma foi transmitido a partir das 18h30, hora de Lisboa.

Quem gosta de astronomia pode marcar outra data na agenda: a 7 de maio poderá observar a última Super Lua Cheia de 2020.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.